Inaugurada nova sede do Resgate da GMVR

         “Parabéns ao major Luiz Henrique e ao médico Alex Monteiro pela insistência no retorno do atendimento do Resgate, nos fazendo entender o quanto esse serviço é importante para a cidade e que não poderia ter sido cancelado”: assim o prefeito Antônio Francisco Neto resumiu a importante decisão pela volta do serviço prestado pelo Resgate da Guarda Municipal, cuja solenidade de inauguração acorreu na manhã desta terça-feira (dia 30). O Posto de Resgate da Guarda Municipal GM Robson Onofre da Silva Camargo, rendeu homenagem ao GM que faleceu há cerca de três anos, vítima de acidente de trânsito.

 

       Estiveram presentes, além do prefeito Neto; o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa; o secretário municipal de Administração, Carlos Macedo; guardas municipais e familiares do GM homenageado. A nova sede do Resgate fica na Av. Almirante Adalberto de Barros Nunes, nº 5.035, em frente à entrada do bairro Belmonte.

 

         As irmãs do GM Camargo - como era conhecido entre os colegas - Silvia Camargo Milard e Sandra Regina Camargo estiveram representando a família, durante a cerimônia, e Sandra foi enfática ao dizer que a homenagem “é muito justa e emocionou a todos”. “Estamos agradecidos”, disse ela. O presidente da Associação de Moradores do Siderlândia, Fernando de Souza, garantiu que os bairros Belmonte, Padre Josimo, Siderlândia e adjacências serão muito beneficiados com a sede do Resgate na Av. Beira Rio “que ajudará a reduzir o tempo de atendimento de um paciente ou de um acidente que poderá acontecer num desses locais”.

 

         Já o coordenador do Resgate, Alex Monteiro, destacou o retorno do Resgate, que havia parado há um ano e meio. “Os estudantes do 8º e 9º períodos que hoje estão ingressando no Resgate estão começando uma nova fase nas suas vidas, cuja permanência deverá ser marcada pelo conhecimento e bom trabalho prestado, como sempre acontece nesse serviço”, ressaltou, se dirigindo aos acadêmicos da Medicina do UniFoa.

 

         O major Luiz Henrique destacou que “o serviço do Resgate foi criado há 10 anos e só retornou por força dos inúmeros pedidos da população, que sentiu falta do bem serviço prestado”. De acordo com ele, a nova sede do Resgate foi totalmente adaptada para receber os 16 acadêmicos que iniciam a 12ª turma. O posto, segundo o comandante, “fica localizado em um ponto estratégico, pois a Av. Beira Rio é uma das vias em que mais ocorrem acidentes de trânsito. “Apenas este ano foram cerca de 150 acidentes. Além disso, o acesso aos bairros Ponte Alta e Conforto e outros próximos é fácil também”, explicou.

 

         O Resgate parou de atender por um ano e meio, em função da chegada do Samu, que inclusive ocupa a antiga sede do Resgate na Vila Santa Cecília. “Entendemos que a ajuda nunca é demais e, como esse serviço sempre contou com o total apoio e aceitação da população, resolvemos que ele deve continuar, pelo seu compromisso e por ser composto por estudantes de Medicina, que fazem do serviço de Resgate um sucesso, com entusiasmo e dedicação”, falou o major Luiz Henrique, acrescentando que o objetivo é agregar, junto ao Corpo de Bombeiros e ao Samu, um atendimento de excelência, para que possa reduzir ainda mais o tempo de espera de um acidentado.

 

         “Por causa da vinda do Samu, achamos que o Resgate poderia parar, mas as solicitações feitas pela população nos fizeram entender a importância desse projeto, tanto para a população quanto para a formação dos estudantes”, afirmou o prefeito Neto, acrescentando: “Se tivermos uma vida salva, já valeu o retorno do Resgate”. O prefeito disse ainda que no próximo ano pretende ampliar o número de estudantes para fazer parte do Resgate.

 

       MAIS HOMENAGENS - O Posto Avançado da Guarda Municipal, localizado na mesma avenida, em frente ao acesso ao bairro Jardim Cidade do Aço, recebeu também nesta terça-feira, o nome de Posto Avançado da Guarda Municipal GM Edevaldo Lourenço Salamargo, em homenagem ao GM que faleceu há um ano. A solenidade contou com a presença da esposa Marlene Soares Salamargo e do filho Alan Simon Soares da Silva Salamargo; de autoridades acima mencionadas e de diversos guardas municipais.   

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444