Conselho promove Estatuto da Criança e II Conferência Livre para Crianças e Adolescentes

 

        O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Volta Redonda, junto com a Secretaria Municipal de Governo (SMG) e Fundo para a Infância e Adolescência de Volta Redonda (Finad-VR), realizarão no dia 17 de outubro um evento em comemoração aos 24 anos de aniversário do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), com atividades de 9h às 13h na Praça Sávio Gama, em frente a sede da Prefeitura. Diversas entidades ligadas à defesa da criança, incluindo os membros dos Conselhos Tutelares I e II, estarão presentes.


          Segundo o presidente do CMDCA, Sérgio Gabriel dos Anjos, o Brí, várias atividades - como apresentações de música, teatro e dança - serão realizadas durante o evento na praça, sendo que os conselheiros tutelares estarão atendendo ao público com uma tenda exclusiva para este fim. “O objetivo é levar ao público a importância do ECA para o trabalho com os menores, já que muitas pessoas ainda desconhecem o seu conteúdo”, enfatizou Brí, que enfatizou ainda a necessidade de diálogo e conhecimento do estatuto para encaminhar questões relativas às crianças e adolescentes. “É preciso que mais pessoas tenham acesso ao ECA para evitar tomar uma decisão imediatista, justamente por desconhecimento. É preciso analisar a situação da criança e adolescente”.


       II Conferência Livre - Outro evento já programado pelo CMDCA é a II Conferência Livre para Crianças e Adolescentes, que será realizada no dia 23 de outubro, das 8h às 17h30, no Clube Náutico, Rua 569, nº 179, bairro Nossa Senhora das Graças. “Neste encontro queremos que eles sejam os protagonistas, são as crianças e adolescentes é que vão nos dizer quais os problemas que os estão afetando, as soluções que desejam ou apontam para as questões que serão faladas por eles próprios”, disse Sergio Brí.


        Ele acrescentou que ao final do encontro, espera reunir propostas para assuntos relacionados à educação, saúde e lazer. “A conferência livre é um espaço mais reservado para a criança e adolescente tomar uma posição como os grandes protagonistas da história real que diz respeito ao futuro deles. Esta é uma grande oportunidade para todos nós ouvirmos o que eles têm a nos dizer”, apontou.


         O CMDCA tem cerca de 20 entidades representativas, sendo dez indicadas pela sociedade civil e outras dez da administração municipal. O mandato da atual diretoria vai até maio de 2015. Este ano o Conselho tem como objetivos a construção do Plano Decenal de Medidas Sócio Educativas, que deve ser entregue no mês de novembro, e o Plano Projeto Prefeito Amigo da Criança, em dezembro. O conselheiro informou que todos os estudantes das escolas municipais, estaduais e privadas serão convidados para os eventos deste mês, mas que qualquer criança e adolescente pode participar, individualmente, bastando procurar a sede do conselho e preencher uma ficha de inscrição. Várias autoridades, incluindo o prefeito Antônio Francisco Neto, secretários municipais, OAB, Conselhos Tutelar, Pastoral da Criança, Câmara Municipal, deverão participar dos eventos.

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444