Caminhão da ciência da Fiocruz leva atividades interativas ao Ginásio Poliesportivo do Retiro

 

        Volta Redonda recebe a partir desta terça-feira (dia 7), a convite da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o  projeto Ciência Móvel – Vida Para Todos, que reúne atrações interativas e gratuitas desenvolvidas pelo Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz). A solenidade de abertura será às 9 horas, no Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio, no Retiro. O projeto integra as ações comemorativas ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril),  tendo como parceiras as secretarias de Educação (SME) e Esporte e Lazer (SMEL).

 

        O Ciência Móvel ficará no município até o próximo dia 10, com visitação, das 9h às 12h, e das 13h30 às 17h. “Neste período o público poderá conferir uma série de experimentos interativos que despertam a curiosidade e visam aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes”, explicou a secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, ressaltando que são esperadas cinco mil pessoas nos dias de apresentação do projeto, direcionada a todos os moradores, principalmente estudantes.

 

        Levadas a bordo de um caminhão, as atrações do museu itinerante ajudam a despertar o interesse pela ciência de modo divertido e lúdico, com atividades que exploram a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre a vida e o ambiente. Nesta viagem os visitantes podem descobrir respostas para várias questões: como um astronauta se sente? Como funciona uma usina hidrelétrica? E o olho humano, como funciona? Para isso, a equipe do Ciência Móvel leva módulos, como o Girotec, equipamento que faz o visitante ter a impressão de falta de gravidade como se estivesse no espaço, em uma brincadeira científica que leva o corpo a diversas direções, em movimentos giratórios.

 

        Outras atividades interativas são também garantia de diversão e conhecimento nessa temporada: a miniusina hidrelétrica, que mostra como a queda da água de um rio é convertida em energia elétrica; os modelos desmontáveis do ouvido e do olho humano, que permitem entender como o som e a luz viajam pelo interior desses órgãos; as câmaras escuras revelam segredos de nossa visão e tubos musicais mostram como se produzem diferentes sonoridades.

 

        O museu itinerante, uma iniciativa da Casa de Oswaldo Cruz, unidade dedicada à preservação da memória da Fiocruz, já esteve em 77 cidades do Sudeste do país. Em nove anos de atividades voltadas à divulgação científica, recebeu público de mais de 650 mil pessoas. O projeto é fruto da parceria com a Fundação CECIERJ e Bio-Manguinhos, patrocínio da SANOFI, da IBM e apoio do CNPq/MCTI.

Serviço:
                                
“Projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos”:

Data: 7 a 10 de abril.

Local: ginásio Poliesportivo Amaro Inácio – avenida Antônio de Almeida Gama, bairro Retiro – Volta Redonda (RJ).

Visitação: 7 a 10 de abril, das 9h às 12h, e de 13h30 às 17h. No dia 10, o atendimento será das 9h às 12h.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444