Parceria entre PMVR e forças de segurança oferece diferentes números de emergência para a população


    Em Volta Redonda, a parceria entre as forças de segurança do Governo do Estado e do Governo Municipal, por meio do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) vem dando contínuos resultados positivos, com a redução dos índices de criminalidade a cada ano. Grande parte desse sucesso deve-se à participação da população na denúncia de crimes e irregularidades, facilitando a prevenção de delitos. No Ciosp – que reúne a Polícia Civil, a Polícia Militar, Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Central de Ambulâncias – a população de Volta Redonda tem à disposição, 24 horas, vários números de emergência, facilitando o atendimento das ocorrências. No Ciosp são atendidos os números 190 (Polícia Militar); 197 (Teia Invisível – denúncias para a Polícia Civil); 153 (Guarda Municipal); 199 (Defesa Civil), 0800 7021 190 (Ciosp), além do whatsapp do projeto Cidade Protegida, 99963-0090.
    “O grande diferencial do Ciosp – além de reunir todas as forças de segurança que atuam no município, o que o tornou um modelo para cidades de todo o Brasil - é que para qualquer número que a pessoa ligar ela será atendida e terá sua ocorrência encaminhada da forma correta”, apontou o coordenador do Ciosp, major Rodrigo Ibiapina. Em média, de acordo com o coordenador, o Ciosp recebe 200 ligações por dia, sendo mais da metade para o número 190, da Polícia Militar. “Na verdade, efetivamente somente 30% dessas ligações são para a Polícia Militar, mas este é o número que as pessoas mais lembram. No Ciosp, essas chamadas são encaminhadas para a força de segurança correta, agilizando o atendimento às emergências”, acrescentou Ibiapina. O Ciosp utiliza o monitoramento de viaturas da PM e GMVR por GPS, além do sistema de câmeras de segurança, que ficam dispostos em um único telão de alta definição, de 150 por 100 polegadas, que permite a visualização em tempo real das viaturas e permite o direcionamento das câmeras para o local da ocorrência, aprimorando a atuação das forças de segurança pública.   
    O coordenador do Ciosp salientou que o Teia Invisível, um projeto criado em parceria direta com a Polícia Civil, que disponibiliza o número 197 para denúncias, recebe cerca de 10 ligações por dia, auxiliando o trabalho de investigação da Polícia Civil. “O delegado titular da 93ª DP – Luís Maurício Armond – recebe todas as denúncias diretamente no celular dele, o que facilita a pronta mobilização no caso de algum flagrante, por exemplo”, citou Ibiapina.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444