Prefeito Neto entrega a nova sede do Conselho Tutelar II, na Subprefeitura do Retiro

 

         O prefeito Antônio Francisco Neto fez a entrega na manhã desta quinta-feira (dia 25) da nova sede do Conselho Tutelar II, na Subprefeitura do Retiro. A cerimônia de inauguração contou com a participação de vários convidados, entre secretários municipais, representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Ministério Público, entre outros. O Conselho Tutelar II vinha funcionando desde 2012, quando foi criado, no mesmo local do Conselho Tutelar I, no antigo prédio da Deam (Delegacia de Atendimento a Mulher), no bairro Aterrado. Agora, os novos conselheiros - Richard Nunes, Sergio Vitório, Claudinei Evangelista, Nair Lucas e Lígia da Silva Pereira - vão atender a população dos bairros da margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, na Subprefeitura do Retiro, na Avenida Antônio de Almeida, nº 46. Os conselheiros terão três salas, com toda a estrutura necessária para o atendimento.

 

      A mudança para a nova sede na Subprefeitura do Retiro foi aprovada e realizada em menos de 30 dias, depois de solicitada ao município pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, após uma reunião do prefeito com a promotoria pública. A rapidez em que a solicitação foi atendida surpreendeu o coordenador do Conselho Tutelar II, Richard Nunes.

 

      “Eu quero agradecer ao prefeito Neto pela sensibilidade e rapidez como a solução foi tomada. Ele havia prometido uma solução em 30 dias e resolveu antes do prazo, cumprindo o prometido. Assim poderemos ficar mais próximos da nossa área para maior agilidade no atendimento às crianças e adolescentes e seus familiares”, disse o conselheiro Richard Nunes, que é advogado e diretor da Associação dos Conselhos Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ). De acordo com o coordenador, a nova sede vai ajudar o órgão a atender melhor os bairros da margem esquerda do Rio Paraíba, como Retiro, Vila Mury, Vila Brasília, e outros. “O objetivo dessa sede será nos deixar mais próximos da área que concentra 70% do atendimento dos Conselhos Tutelares. Vamos poder atender melhor”, disse, ressaltando que “o conselheiro nunca age sozinho, mas em rede”.

 

       O prefeito Neto agradeceu os colaboradores e parceiros, citando ainda a importância da Ouvidoria do Ministério Público, que segundo ele tem ajudado nas soluções de diversas demandas da população.

 

     “Eu só tenho que agradecer ao MP porque as cobranças são constantes. Somente no ano passado eu respondi a 1.035 requerimentos do Ministério Público com demandas. A ouvidoria do MP é um espaço democrático que está nos ajudando muito com as cobranças feitas pela população, que deve usá-la sempre para cobrar do Poder Público, do Executivo, do Legislativo. Desejo sorte e bom trabalho aos conselheiros”, disse Neto.

 

         O promotor público da Infância e Juventude, João Alfredo Gentil Gibson Fernandes, agradeceu a forma rápida que a solução foi dada para os conselheiros trabalharem com mais tranquilidade. O Conselho I continua agora trabalhando sozinho no antigo prédio da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher), no Aterrado. “Eu quero deixar registrado que após uma reunião nossa com o prefeito Neto, foi acertado um prazo de 30 dias para a mudança do Conselho Tutelar II, e a mudança saiu antes do prazo. Eu achei ousada a data, mas o prazo foi cumprido em pouco tempo. Assim os dois conselhos vão continuar trabalhando, independentes, com autonomia, evitando interferências nas decisões entre eles. E o Conselho II agora ficará mais próximo da sua área de atendimento”, afirmou o promotor.

 

         A presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Guaraciara Pouzada Lopes, disse que a nova sede representa um “avanço para Volta Redonda”, porque os conselhos – da margem esquerda e da margem direita – poderão atender melhor às suas bases e às demandas da população, com mais equilíbrio de espaços. O vice-prefeito Carlos Roberto Paiva lembrou que todas as ações da administração municipal estão mais focadas no fortalecimento da rede de assistência social aos jovens, idosos e crianças.

 

         Participaram da cerimônia ainda o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, a chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Governo (SMG) - à qual os conselhos tutelares são ligados - Luzia Suhett; a secretária municipal de Cultura, Rosâne Mendonça; a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela; a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Glória Amorim; o coordenador da Juventude, Raymundo Xavier; o diretor do Memorial Zumbi, Sérgio Brí; representantes da associação de moradores do Retiro, entre outros convidados.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444