Volta Redonda realizou a 3ª Conferência Municipal da Juventude

Evento teve palestra de René Silva, líder comunitário do Morro do Alemão e colaborador do programa ‘Esquenta’ da Rede Globo

 

     A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude (CJU), realizou neste sábado, dia 8, a 3ª Conferência Municipal da Juventude. O evento começou às 8h e se estendeu até às 17h, no campus Vila da UFF (Universidade Federal Fluminense). Os participantes eram jovens acima de 15 anos e representantes de entidades da sociedade civil que desenvolvem atividades voltadas para a juventude. Nessa conferência também foi eleito o novo Conselho Municipal da Juventude e definidos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual da Juventude, que acontecerá em outubro, na cidade do Rio de Janeiro.

     Na mesa de abertura estavam o coordenador da Juventude, Raimundo Xavier, Larissa Garcez, representante da comissão organizadora da conferência, vereador Jari Simão, o representante do Conselho Estadual da Juventude, Arthur Barcelos, o deputado estadual, Nelson Gonçalves, o vice-prefeito, Carlos Roberto Paiva e o líder comunitário, Renê Silva, que foi o palestrante da Conferência.   Ele ficou conhecido por transmitir pelo Twitter a invasão do Morro do Alemão pela polícia, no Rio de Janeiro, em 2010.

    “Quero contar a minha vivência e as minhas experiências durante este encontro com a juventude de Volta Redonda e na medida do possível contribuir para que estes jovens alcancem as suas ideias e projetos”, disse Renê, que fez um discurso rápido na abertura do evento, pois a sua explanação seria aguardada para a palestra.  René também é criador do jornal A Voz da Comunidade, que circula no Morro do Alemão, e consultor da Rede Globo no programa Esquenta, de Regina Casé, sendo também consultor na novela Salve Jorge, de Glória Perez, que retratou o cotidiano da comunidade nas telas da TV.

     O coordenador da Juventude, Raimundo Xavier, disse que os debates da conferência, que tiveram como tema “As diversas formas de mudar Volta Redonda”, são a oportunidade para os jovens apresentar as suas ideias e necessidades. Ele agradeceu a equipe de sua pasta que se dedicou nos últimos dois meses – período que está à frente da coordenadoria – para realizar esta conferência. “A princípio achei que não daria tempo, mas tivemos muito apoio da Secretaria de Governo para organizar a conferência, e hoje temos um evento consolidado. Queremos agora ouvir vocês e fazer das nossas ações um novo tempo para os jovens de Volta Redonda”, discursou o coordenador.

     O deputado estadual, Nelson Gonçalves, lembrou que a Coordenadoria da Juventude está completando 10 anos e que foi uma das primeiras a serem criadas no Brasil. “A criação dela foi pelo incentivo do ex-vice-prefeito Nelsinho Gonçalves, que ao assumir o mandado entrou para história política do país por ser o vice prefeito mais novo do Brasil.  Além da coordenadoria, o município passou a contar com o Conselho Municipal da Juventude, que serviu de experiência para a implantação de conselhos municipais em outras cidades da região.  Por estas e outras conquistas estou aqui acompanhando esse momento importante para a juventude da nossa cidade”, discursou o deputado.

     O vice-prefeito, Carlos Roberto Paiva, classificou a conferência como uma festa da democracia. “A sociedade civil discute e decide as ações da cidade e isso é muito importante. Neste encontro, vocês vão opinar sobre o que querem para os jovens de Volta Redonda. Reflitam e aproveitem bem este momento”, falou Paiva.

     Após os discursos das autoridades, a organização fez a leitura do regimento da conferência e a eleição do novo Conselho Municipal da Juventude, que ficou composto dos seguintes membros: Antônio de Fátima Passos, Isabela Britto Guimarães, Natanne Azevedo de Lima, Yuri Alves Vaz dos Santos, Antônio Carlos Tavares, Arthur Barcelos Xavier, Fernando de Paiva Reis, Hegleson Januário de Veiga, Carlos Alberto Muniz de Souza, Letícia Pereira de Matos, Paulo Vitor Bento Honório, Larissa Cristina Garcêz Silva, Élida Marques Alves, Pedro Borges Júnior e Marcione Silva de Oliveira.  Do encontro também foram definidos os delegados que participarão da Conferência Estadual: Natanne Azevedo Lima, Lucileine da Silva Souza, Letícia Pereira de Matos, Larissa Cristina Garcez Silva, Paulo Vitor Bento Honório e Kaique Lopes Maia.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444