Colegiado Permanente faz balanço do primeiro mês de criação na Saúde

Colegiado Permanente faz balanço do primeiro mês de criação na Saúde

 

Aumento na cobertura do PSF, reforma da enfermaria no Hospital do Retiro e contratação de técnico de enfermagem no HSJB foram as principais conquistas na saúde

 

Completando um mês de criação, o Colegiado Permanente de Gestão Integrada na Saúde de Volta Redonda fez um balanço na manhã desta terça-feira, dia 18, durante a reunião que aconteceu na prefeitura. Nestes 30 dias, a pasta conseguiu aumentar em 45% a área de cobertura do Programa Saúde da Família (PSF), numa política de prevenção reforçada pela equipe do colegiado. Isso corresponde a 30 novos agentes comunitários, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto.

 

E ainda foram adquiridos nove novos veículos para as unidades básicas de Saúde, através de verba do Governo Federal. “Melhoramos, assim, a mobilidade da nossa equipe de agentes comunitários. Sabemos que ainda temos muito para avançar, mas estamos no caminho certo”, ressaltou Alfredo Peixoto, frisando que o colegiado fica em permanente contato para tomar as decisões em conjunto.

 

Em relação ao Hospital do Retiro, conforme divulgou o subsecretário de Saúde, Caio Larcher, vários equipamentos utilizados em cirurgias receberam manutenções preventivas nesse mês. “Assim, os médicos terão segurança para realizar os procedimentos cirúrgicos, evitando cancelamentos”,frisou. Ainda na unidade do Retiro, foram criados consultórios médicos e de hidratação dentro do Ponto Socorro e, agora, há também uma fisioterapeuta exclusiva para atender as crianças internadas no hospital.

 

Hélia Maia, também subsecretária de Saúde, destacou as melhorias no Hospital São João Batista, maior unidade médica pública do Sul Fluminense, que atende toda a região. “Começamos hoje (segunda-feira, dia 18) a convocar os aprovados em concursos públicos para técnicos de enfermagem. Ao todo, são 21 profissionais que serão contratados”, divulgou a subsecretária de Saúde, contando que quase a metade dos atendimentos no HSJB é de pacientes de outros municípios da região como Barra Mansa, Piraí, Barra do Piraí e Pinheiral.          

 

“Estamos investindo na capacitação das equipes de Saúde para melhorar o atendimento da população, além de prestar o melhor serviço à comunidade. A criação do colegiado tem este objetivo prioritário, pensar o bem-estar reduzindo distâncias”, afirmou o prefeito Samuca Silva.

 

Por André Aquino com foto Gabriel Borges / Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444