Reunião com secretário de Estado de Tecnologia discute novos projetos para Volta Redonda

        Uma reunião realizada nesta sexta-feira (dia 21) entre o prefeito Antônio Francisco Neto, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Jessé de Hollanda Cordeiro Junior, o deputado estadual Nelson Gonçalves, entre outros, discutiu novos projetos para Volta Redonda, que serão realizados em parceria com a secretaria. Entre as pautas do encontro, está a entrada da secretaria de Estado na gestão da implantação da Universidade Pública de Saúde, que ficará anexa ao Hospital Regional. A Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) é ligada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.
 

        Outro ponto discutido foi o apoio da secretaria à implantação da escola de cursos tecnológicos da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), no bairro Retiro. O assunto foi discutido entre Tutuca e o presidente da Fevre, José Luiz de Sá, também presente à reunião, juntamente com o presidente do IPPU-VR (Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Volta Redonda), Juvenil Neves Teixeira. No encontro também foi solicitado pelo prefeito Neto ao secretário que a oferta de cursos do Pólo Cederj – Volta Redonda seja mais voltada para o mercado de trabalho, principalmente da área de Informática.
 

        Com os professores da UFF (Universidade Federal Fluminense) – Carlos Alberto Chaves, Gilmar Clemente Silva e Fernando Tadeu Pereira, vice-diretor da Escola de Engenharia da UFF - foi discutida uma parceria com a instituição para a implantação de um parque tecnológico – com incubadora de empresas e apoio a projetos na área de metalmecânica. Segundo informações do professor Chaves, agora será feito o projeto conceitual, que vai definir o tamanho do parque, o valor do investimento, entre outros pontos. O professor afirmou que esta fase deve estar concluída até setembro.
 

        “Como definimos com o secretário Tutuca e o prefeito Neto, o parque terá um alcance regional, atendendo o Médio Paraíba. O IPPU vai nos ajudar a montar o Plano Diretor do empreendimento, e estamos analisando duas possibilidades de áreas: uma no Parque Empresarial João Pessoa Fagundes e outra próxima ao Hospital Regional, no bairro Roma II, onde já estão unidades do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e do Ipem-RJ (Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro), que também farão parte do projeto”, apontou Chaves.  

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444