Praça Sávio Gama sedia 15ª edição do Arraiá da Convivência

        Os 15 anos do Arraiá da Convivência foi comemorado na tarde desta sexta-feira (dia 28), na Praça Sávio Gama – em frente à prefeitura. O evento já se tornou uma das mais populares festas juninas de Volta Redonda. O ponto alto da festa é sempre a apresentação da Quadrilha da Convivência, formada por 40 idosos, que também encena o casamento na roça.
       

        A coordenadora da quadrilha, Graça Lima, lembrou que tanto a festa, quanto a quadrilha, remetem aos arraiais tradicionais. Os quitutes são preparados pelos próprios membros dos grupos e oferecidos ao público. “E não tem espaço para salsichão não”, ressalta Graça, citando as guloseimas distribuídas no Arraiá da Convivência. “Temos canjica doce e salgada, batata doce e pipoca”.
       

        Ela também lembrou que o figurino da quadrilha também é tradicional. “Os casais se apresentam com traje de baile, bem arrumados. Nada de chapéu desfiado ou roupa remendada”, afirmou. Graça ainda fez campanha “jogue o lixo no lixo” para que a praça se mantivesse limpa após a festa.
       

        O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, esteve na praça e lembrou que seria realizado o Baile de Debutantes da Quadrilha da Convivência, “já que esta é a 15ª edição do evento”, disse. Ele acrescentou que a ideia da festa nasceu por iniciativa dos Grupos de Convivência da Terceira Idade, e acontece todo mês de junho. “Ano que vem tem mais”, garantiu.
       

        O deputado federal Deley também prestigiou o evento, parabenizou a todos pela beleza e organização da festa e ainda brincou com os idosos que encenavam o casamento na roça de que era capaz de se casar novamente com uma das belas senhoras presentes.  
       

        O objetivo principal da festa é a interação entre a população e os grupos, que hoje são 62 espalhados pela cidade. Os grupos oferecem espaço de convívio, com objetivo de promoção de autoconhecimento, relação familiar e de vizinhança; favorecem um processo de envelhecimento ativo e saudável; motivam para novos projetos de vida; previnem o isolamento.
       

        As atividades incluem a promoção e defesa dos direitos, conhecimento de experiências de vida, desenvolvimento de projetos intergeracionais que valorizam suas potencialidades para o exercício do protagonismo social.


Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444