Belo Horizonte recebe revitalização do CRAS na sexta-feira (dia 12), às 9h; brinquedoteca é uma das atrações

        O CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) Luciane Nasr, que funciona no bairro Belo Horizonte foi totalmente revitalizado e será entregue à população na tarde desta sexta-feira (dia 12), às 09h, na Rua Nestório, s/nº.
       

        A unidade ganhou revitalização no jardim, no campo de grama sintética, no parquinho para as crianças, na recepção, na sala de atendimento, novo salão para reuniões e local para encontro do Grupo de Convivência dos Idosos, cozinha para o curso de culinária, depósito, sala multiuso, recepção e banheiros.

        O CRAS atende moradores do Belo Horizonte e alguns bairros vizinhos. Os centros de referência são unidades de proteção social distribuídos pelos bairros de maior vulnerabilidade e risco social. Neles são desenvolvidas ações socioassistenciais, de caráter preventivo para todos os membros da família, tanto de forma individual ou em grupo.

Entre os programas e projetos desenvolvidos nos CRAS estão:

Serviço de Proteção Integral à Família - O PAIF fortalece a ação protetiva da família, promove acesso a benefícios, realiza programas de transferência de renda e busca prevenir problemas familiares e comunitários. É realizado exclusivamente nos CRAS.

Programa Bolsa Família - O PBF é um programa de transferência direta de renda do Governo Federal que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

PROJOVEM Adolescente - Atendendo à faixa etária de 15 a 17 anos que vem das famílias beneficiárias do PBF, tem o objetivo de complementar à proteção social básica, criando condições para a inserção e reinserção do jovem no sistema educacional. Trabalha a convivência social, a participação cidadã, o mundo do trabalho, os direitos humanos e socioassistenciais, a cultura, o meio ambiente, a saúde, o esporte e o lazer.

Oficinas Socioeducativas - Destina-se a crianças, jovens, adultos e idosos. As oficinas promovem o desenvolvimento das habilidades pessoais, formas de expressão, brincadeiras, identificação de situações comuns para soluções coletivas, exercício da cidadania e sociabilidades. Recreação e futsal estão entre as principais oficinas do projeto.

Oficinas de Capacitação e Inserção Produtiva - Capacita pessoas acima de 16 anos para o desenvolvimento de atividades que contribuam para a geração de renda para indivíduos e famílias, buscando a promoção. Há oficinas de cabeleireiro, manicure, garçom, bijuteria, artesanato, peças íntimas, culinária, elétrica, entre outras.

Grupos de Convivência de Idosos - O convívio social favorece o envelhecimento saudável, o desenvolvimento de autonomia e sociabilidades, além da prevenção do isolamento. O grupo fortalece o convívio, desperta motivação para novos projetos de vida e aumenta a perspectiva de vida com saúde. Em Volta Redonda, há 62 grupos de convivência distribuídos pelos bairros, gerando o considerável número de 4,5 mil idosos vivendo de uma forma mais harmoniosa, mais feliz e mais saudável.

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - O PETI é o conjunto de ações de diversos programas do Governo Federal que visa retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce.

CRAS Itinerante - Em parceria com a rede socioassistencial da comunidade o CRAS promove diversas ações integradas. Atendendo à demanda solicitada por moradores dos bairros vizinhos, o evento leva aos usuários que estão mais afastados os serviços prestados dentro da unidade CRAS.

Brinquedoteca - É um projeto que resgata vínculos sociais e familiares, criada para atender crianças de zero a sete anos. Contamos com Brinquedistas (animadoras) que promovem muitas brincadeiras, leitura, desenho e outras atividades afins. A SMAC conta ainda com “Caminhão da Brinquedolândia” que desperta a atenção e curiosidade de todos ao passar pelas ruas da cidade por conta de seu visual lúdico, alegre e colorido tanto no exterior quanto no interior. O caminhão acompanha as reuniões de família e o CRAS Itinerante.

Atendimento Socioassistencial - Todos os CRAS oferecem atendimento às famílias de modo individual ou em grupo por psicólogos e assistentes sociais.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444