Escola de Hipismo de Volta Redonda é bicampeã brasileira no campeonato de Escolas de Equitação

        A equipe da Escola Municipal de Hipismo de Volta Redonda tem vários motivos para comemorar a sua participação no Campeonato Brasileiro de Escolas de Equitação 2013, realizado entre os dias 25 e 28 no Caxangá Golf e Country Clube, de Recife (PE). Os resultados obtidos incluem o bicampeonato individual na categoria 80 centímetros - onde também foi conquistado o campeonato pela equipe carioca, que incluiu dois atletas da escola municipal - e o vice-campeonato por equipes na categoria 90 centímetros. Nesta última categoria, quatro atletas da Escola Municipal de Hipismo integravam a equipe estadual. Além disso, a Escola Municipal de Hipismo – um projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da Fundação Beatriz Gama (FBG) – foi homenageada pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), por ser a única escola pública de hipismo em atividade no Brasil e pelos resultados conquistados nas competições nacionais.   
        

        O presidente da Fundação Beatriz Gama e coordenador da Escola Municipal de Hipismo, Vitor Hugo de Oliveira, salientou que os atletas de Volta Redonda competiram no Campeonato Brasileiro com atletas da elite das escolas de hipismo do Brasil.
        

        “Mais de 200 atletas das mais tradicionais escolas de equitação do País participaram deste campeonato. Vieram escolas de 18 estados, como Rio, São Paulo, Minas Gerais, e mais uma vez nos sagramos campeões. Na categoria 80 centímetros a Rayanne Baldini, de 15 anos, competiu com 78 atletas, e foi campeã, trazendo o título para nós pela segunda vez consecutiva”, afirmou Vitor Hugo. Em 2012, a amazona Júlia Serra foi a campeã da categoria, montando o cavalo Geraneo, o mesmo montado por Rayanne para conquistar o título este ano.  Vitor Hugo explicou que a homenagem dada pela CBH à escola ressalta as conquistas obtidas pelo grupo.
        

        “Fomos reconhecidos pela CBH como a única escola pública de Hipismo do Brasil, e todos ficam muito impressionados com os resultados que conseguimos. Continuamos na liderança do campeonato carioca e mais uma vez somos campeões nacionais. É um reconhecimento pelo trabalho bem feito, em um esporte considerado de elite”, apontou. Vitor Hugo ressaltou que seis atletas da Escola Municipal de Hipismo foram convocados pela federação para participar da equipe estadual, junto com atletas da escola particular de Hipismo que funciona no mesmo local. “Os atletas da escola particular viajaram por conta própria para a competição”, pontuou.
        

        O técnico da Escola Municipal de Hipismo, Rodrigo Boghossian, classificou o desempenho dos alunos no Campeonato Brasileiro de Escolas de Equitação 2013 como “excepcional”. No total, segundo Rodrigo, nove atletas da escola municipal participaram da competição.
        

        “Tivemos seis atletas nas equipes estaduais: dois na de 80 centímetros e quatro na categoria 90 centímetros, onde representamos 60% da equipe, formada por seis integrantes. Podemos dizer então que na categoria principal do hipismo de escola – que é a de 90 centímetros – somos a segunda melhor equipe do Brasil. Além disso, na categoria preliminar, que é de 60 centímetros, ganhamos a medalha de bronze, com a amazona Daniela Curvelo”, disse o técnico, ressaltando que a conquista de dois campeonatos consecutivos é muito difícil no hipismo. “O bicampeonato é uma conquista rara no hipismo, que é um esporte muito disputado”.
        

        Rodrigo também destacou a continuidade e o apoio dado pela administração municipal ao projeto. “A campeã – Rayanne Baldini – monta conosco desde os 8 anos, está há sete na escola. Isso é fruto de um trabalho que tem o apoio que precisa para ser bem realizado”, disse ele, que completou: “Dar condições a essas crianças e jovens para chegar à categoria nacional e ganhando, não podia ser melhor”.

ATLETAS – A equipe estadual formada por Rayanne Baldini, Aurora Nicaud, de Volta Redonda, e Carlos Jorge, Carolina Lucena e Thaiana Severo, do Rio de Janeiro, conquistou o título de campeã brasileira por equipe na categoria 80 centímetros. Rayanne Baldini, de Volta Redonda, montando o cavalo Geraneo, sagrou-se campeã brasileira individual na mesma categoria.

        Na categoria 90 centímetros, a equipe estadual que foi vice-campeã contou com os atletas voltarredondenses Jhonatan Santana, Iury Andrade, Matheus Manhanini, Matheus Batista e Anna Clara Werneck. Iury Andrade completou as provas no individual da categoria em 5º lugar e Matheus Batista em 6º.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444