Capd realiza VIII Mostra de Arte no Espaço das Artes Zélia Arbex

        A VIII Mostra de Arte do CAPD (Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência) apresenta nesta edição 113 trabalhos em mosaico, pintura em tela, cerâmica, madeira, bordado, colagem, bijuteria, entre outros. As peças foram confeccionadas pelos cerca de 130 usuários atendidos por um dos projetos do CAPD, mantido pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). Este ano, estão expostos trabalhos inspirados nas obras dos seguintes artistas: do pintor holandês Ton Schulten, do desenhista e escultor Henri Matisse, do pintor pós-impressionista Vicent Van Gogh e por fim, da pintora e desenhista brasileira Tarsila do Amaral.

           A abertura da mostra aconteceu na noite de quinta-feira (dia 8), no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília.  Estiveram no evento o prefeito Antônio Francisco Neto, o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, a diretora do Capd, Beth Mello, a diretora do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), Daniele Freire, o diretor executivo do Saae, Paulo César de Souza, o vereador Jarí, alunos do Capd e seus familiares. 

        As peças poderão ser reservadas pela população durante a visita até o dia 1º de setembro, e retirados na instituição após o término do evento.  A renda arrecadada será revertida aos usuários, através de atividades festivas ao final do ano.

        O secretário Munir Francisco elogiou a equipe do Capd e afirmou que esta é a melhor exposição de todas. “A cada ano avançamos mais. Os trabalhos estão de primeira qualidade. Vale a pena todos visitarem a exposição dos brilhantes alunos do Capd”, convidou Munir. 

        O prefeito Antônio Francisco Neto parabenizou os alunos e os pais.  “Nós temos o maior carinho pelo trabalho dos alunos do Capd. O trabalho de vocês, que já é conhecido no mundo todo, nos enche de orgulho. Agradeço também aos pais por acreditarem em nosso trabalho. Queremos sempre fazer o melhor para as pessoas que mais precisam de nós”, disse o prefeito, afirmando que sempre fica muito feliz em visitar a Capd e a exposição.   

      

       CAPD – O Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência possui três projetos que atendem atualmente cerca de 210 usuários por mês: o Espaço de Convivência que desenvolve atividades lúdico-recreativas, oportunizando a socialização, e o desenvolvimento da autonomia e independência; as Oficinas Abrigadas de Trabalho, que possibilitam a socialização e o resgate da capacidade produtiva da pessoa com deficiência e sua possível inserção no mercado de trabalho; e a Audioteca, que faz o empréstimo de audiolivros às pessoas com deficiência visual, previamente cadastradas. Além das atividades realizadas nos projetos, os usuários participam de atendimentos de Educação Física com o objetivo de desenvolver as relações pessoais e sociais, informática, utilizando o computador como ferramenta de desenvolvimento e ainda os grupos operativos, que permite a prática de ações cooperativas, reflexões sobre o cotidiano e sobre sua própria conduta diante das diversas situações.

        A unidade trabalha de acordo com Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência e a Lei Orgânica da Assistência Social. Oferece serviço de referência para pessoa com deficiência em situação de dependência, no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade do SUAS, conforme estabelece a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais/2009. O Capd funciona na Rua 552, nº 301, bairro Jardim Paraíba e o telefone para contato é 3339-9220.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444