Smac forma 960 alunos dos cursos de inclusão produtiva; em 2012 foram capacitados quase 3 mil novos profissionais

        Cerca de três mil pessoas, entre formandos, familiares e amigos, prestigiaram a cerimônia de formatura dos 960 alunos que participaram dos cursos de capacitação e geração de renda oferecidos pela Smac, nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) e no CIP (Centro de Inclusão Produtiva), localizado na Vila Mury. A festa, com exposição dos trabalhos dos alunos, contou com a presença de autoridades como o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco; a diretora do Departamento de Proteção Básica da Smac, Rosane Marques; a coordenadora do CIP, Marlene Mota; o gerente da unidade Senac-VR, Otávio Santclair; e da coordenadora de Logística do Senac, Viviane Freitas. Todos fizeram questão de parabenizar os alunos que investiram em uma profissão e se tornaram aptos para atuarem em estabelecimentos comerciais, empresas ou até trabalharem por conta própria.

        O secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, fez questão de lembrar que a capacitação profissional é uma marca deste governo e uma necessidade da população. “O profissionalização é o instrumento para a geração de renda e, por consequência, para o crescimento do cidadão e da cidade”, afirmou. Na quarta-feira (dia 21), formaram-se alunos dos cursos de Artes em MDF, Artes com EVA, Artesanato com Materiais Recicláveis, Artesanato em Bordado e Pintura em Tecido, Cabeleireiro, Corte e Costura, Peças Íntimas, Culinária, Customização e Modelagem, Manicure e Design de Unhas, Manutenção e Montagem de Micro e Serigrafia. E ainda os dos cursos em parceria com o Pronatec/Senac Volta Redonda: Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Operações em  Logística e Vendedor. Além deles formaram-se os alunos dos cursos em parceria com o Instituto de Cultura Técnica, Faculdade Sul Fluminense – ICT/ FASF, que fizeram Manutenção de Ar-condicionado, Eletricista Residencial e Predial, Medrologia Industrial, Bombeiro Hidráulico, Informática Básica, Recepcionista e Atendimento ao Cliente. No ano passado participaram das oficinas oferecidas pelo CIP/SMAC quase três mil alunos, que agora passam a ter também assessoramento e capacitação para que possam iniciar seu próprio negócio.

        REDE DE ATENDIMENTO - A Smac possui 32 unidades CRAS, um Centro de Inclusão Produtiva (CIP) e dois Centros de Estudos e Produção Alimentar – os CEPA Padre Josimo e São Sebastião, assim os interessados em participar dos programas, projetos e serviços, podem procurar as unidades mais próximas de suas comunidades. Temos atividades para indivíduos de todas as idades.

        Atualmente, a secretaria atua ainda em parceria com o Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e  Instituto Federal do Rio de Janeiro/IFRJ, Sistema Firjan/Senac-Volta Redonda juntamente com a Prefeitura de Volta Redonda, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, que prevê a oferta gratuita de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional, por meio da Bolsa-Formação Trabalhador, para pessoas inscritas ou em processo de inclusão no CadÚnico, com prioridade para os Beneficiários de Prestação Continuada (BPC). A Smac através do CIP tem ainda uma parceria com o Instituto de Cultura Técnica – ICT/FASF, onde realizam cursos de qualificação profissional nas unidades CRAS para faixa etária de 16 e 18 anos.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444