Desfile de 7 de Setembro reúne 35 mil pessoas em Volta Redonda

       

       Cerca de 35 mil pessoas prestigiaram o desfile pelo Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, na Avenida Paulo de Frontim, no Aterrado. A festa cívica, porém, começou às 8h com hasteamento das bandeiras Nacional, do Estado do Rio de Janeiro e de Volta Redonda, na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho, sede da Prefeitura de Volta Redonda.

 

        Neste ano, o prefeito Antônio Francisco Neto prestou homenagem aos ex-combatentes de Volta Redonda, chamando os três representantes da entidade para hastearem as bandeiras – José Maurilo Roberto, que é presidente da Associação dos Ex-combatentes do Brasil/Seção de Volta Redonda e Barra Mansa, Francisco Vieira da Silva e Francisco Conceição Leal. “Estes são ‘brava gente brasileira’. Exemplo de coragem e dedicação”, citou.

 

         Neto também falou que a independência de um país se conquista diariamente e que ele procura trabalhar para isso. Para endossar a afirmação ele divulgou um dado importante sobre a educação do município. “De acordo com o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Volta Redonda está em primeiro lugar na região, entre municípios com mais de 200 mil habitantes, nos anos iniciais do ensino fundamental – do 1º ao 5º ano”.

       

       Ele lembrou ainda que o desfile cívico de Volta Redonda é, com certeza, o maior da região. “É muito difícil alguma cidade conseguir reunir 50 entidades e 12 mil participantes num Desfile da Independência”, afirmou.

 

        Já no palanque, Neto, secretários municipais e presidentes das autarquias do município, acompanharam o desfile das entidades iniciado com a Banda e o Coral Municipal. Em seguida, passaram pela avenida os ex-combatentes, que homenagearam os companheiros mortos com fotos mostradas por seus familiares; a sequência teve o Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil, Cruz Vermelha Brasileira, grupos de escoteiros da cidade e a Melhor Idade das secretarias de Esporte e Lazer e Ação Comunitária.

 

        A segunda fase começou com um desfile emocionante da Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Volta Redonda (APAE-VR). A fanfarra da entidade fez uma apresentação especial, em frente ao palanque das autoridades, e cantaram parte do Hino da Independência. Logo após, veio o desfile da Fundação Beatriz Gama, que apresentou sua fanfarra pela primeira vez na avenida; da Ordem Demolay; das Filhas de Jó e o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

 

       A apresentação da Rede Municipal de Ensino trouxe para o desfile cerca de dois mil alunos, que apresentaram o Projeto Volta Redonda Cidade da Música, que tem a participação de mais de quatro mil alunos das escolas municipais; os atletas de Badminton; o Ballet Educação e outros projetos desenvolvidos nas escolas públicas da cidade.

 

       E fechando esta fase, se apresentaram os alunos dos cinco colégios da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), incluindo os idosos da Academia da Vida Oscar Cardoso e os alunos dos cursos profissionalizantes do Centro de Qualificação Aristides de Souza Moreira.

 

       A terceira fase do desfile teve o Ciep Gloria Roussim Guedes Pinto como representante das escolas estaduais e as escolas particulares Centro Educacional Arco Íris e a Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC). Encerrando a parada, estavam os motociclistas dos Falcões de Aço Moto Clube, Jeep Club e o Clube de Antiguidades Automotivas de Volta Redonda, que apresentaram os carros antigos, raros e bem conservados de seus associados.

 

       O evento disponibilizou para atendimento ao público em caso de emergência, três ambulâncias.  Na Praça Sávio Gama, foram instalados banheiros públicos, uma tenda ponto de encontro para casos de crianças perdidas e a atuação de 30 agentes da Cruz Vermelha Brasileira de Volta Redonda, que fizeram atendimentos de primeiros socorros.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444