3,7 mil alunos da Rede Publica de ensino participam do Mais Educação

 

       Aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar: esse é o objetivo do Programa Mais Educação, implantando em diversos municípios em parceria com o Governo Federal. Em Volta Redonda, cerca de 3,7 mil alunos são contemplados pelo programa com atividades como judô, capoeira, balé, hip hop, rádio e jornal escolar, horta e jardinagem, reforço escolar, robótica, Taekwondo, dentre outras oferecidas. De acordo com a secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê, essas atividades são implantadas de acordo com as necessidades de cada comunidade escolar onde a unidade educacional esta inserida. 

 

       “As necessidades estão previstas no Projeto Político Pedagógico das escolas. O público atendido é priorizado conforme índice de repetência, evasão escolar, distorção idade/série, vulnerabilidade social e beneficiários do Programa Bolsa Família”, disse Tetê lembrando que todos são alunos do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais.

 

       Segundo a diretora da Escola Municipal Mariana Carraro, no bairro Mariana Torres, Ana Maria Ferreira da Silva, o Mais Educação, implantado na unidade desde 2011, atende 160 alunos. “Podemos afirmar que com a implantação do Mais Educação, houve melhorias  no rendimento escolar desses alunos. Além disso, podemos falar com segurança que há impacto do programa sobre a qualificação do ambiente escolar, partindo da hipótese de que a participação da comunidade, o desenvolvimento de atividades de cultura, artes, esporte, lazer, acompanhamento pedagógico, dentre outras, contribuem para que a escola se torne um espaço atrativo para crianças, adolescentes e jovens. Apostamos nessa direção", explicou a diretora.

 

       Para a dona de casa Dione Silva de Paula, 36 anos, moradora do bairro Mariana Torres e mãe do Diogo (11 anos) o programa é a forma mais eficiente de socializar os alunos. “Desde que meu filho passou a participar desse programa o seu desenvolvimento e o rendimento escolar mudaram. Essa maneira de integrar o estudo e recreação e esporte torna o ensino mais eficaz”.

 

       Quem concorda com elas é a professora de Informática e Robótica da Escola Municipal Rubens Machado, que fica no bairro Verde Vale, Patrícia Osório Pereira. A escola acaba de conquistar uma premiação especial de escola pública com a maior pontuação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que aconteceu no último dia 23 de agosto, no Rio de Janeiro.

 

        A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que utiliza a temática da robótica para estimular os participantes para as carreiras científico-tecnológicas, além de servir para identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Segundo Patrícia Osório, a E.M. Rubens Machado participou com um robô que simula o resgate de uma vítima.

 

       “Através desse programa é possível conhecer as aptidões dos nossos alunos. Temos vários talentos e o Mais Educação dá oportunidade de cada um deles desenvolver o seu”, disse a professora lembrando que dois alunos que participaram da Mostra Nacional de Robótica – que aconteceu ano passado, em Fortaleza – com a apresentação de uma lixeira eletrônica,  estão recebendo uma bolsa para desenvolver e aperfeiçoar a lixeira  e apresentar na mostra que acontece esse ano. Desde o ano passado o Mais Educação vem funcionando na Escola Municipal Rubens Machado. A maioria dos alunos que participa do programa se enquadra em uma situação social desfavorável e recebe Bolsa Família.

 

       Por meio do projeto, o ministério vem assessorando escolas com baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino - a ampliar suas jornadas diárias e a reorganizar suas grades curriculares, oferecendo atividades esportivas, culturais e recreativas em tempo integral. Além disso, promove a inclusão digital e fomenta debates em torno do meio ambiente, cidadania e saúde.

 

Mais Educação - O programa foi inspirado em experiências dos educadores Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. Na década de 30, Teixeira desenvolveu a Educação integral na Bahia, e na década de 60 criou o modelo de Escola-Classe (para aulas regulares) e Escola-Parque (para atividades extraclasse) em Brasília. O antropólogo Darcy Ribeiro foi responsável pela fundação dos CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) no Rio de Janeiro, na década de 80, quando era Secretário da Educação do estado. A experiência de educação integral para as crianças da escola pública carioca foram inspiradas, por sua vez, no Escola Parque, de Anísio Teixeira.   O Mais Educação existe desde 2008 e em apenas um ano expandiu seu atendimento de 1.380 para 5 mil escolas. A jornada ampliada de sete horas chegará a 60 mil escolas públicas do Brasil no final de 2014.

 

Quem pode participar - Escolas públicas de cidades com mais de 200 mil habitantes que aderiram ao Compromisso Todos pela Educação, plano de metas do MEC que estabelece 28 diretrizes para orientar estados e municípios com práticas para melhorar o ensino.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444