Inscrições para o projeto Volta Redonda Grafite - Arte Na Obra, da Secretaria Municipal de Cultura já estão abertas

         Já estão abertas as inscrições para o projeto Volta Redonda Grafite - Arte na Obra, onde os artistas cadastrados ocuparão os tapumes utilizados em obras de revitalização de importantes espaços da cidade com seus estilos, cores, alegria e beleza. De acordo com a secretária municipal de Cultura, Rosâne Mendonça, o projeto tem como objetivo unir obra e arte.

 

         “Queremos aproveitar esses tapumes para colorir a cidade e para disponibilizar um espaço para os trabalhos criativos dos grafiteiros. Para isso vamos fornecer um guia temático que deverá servir como fonte de inspiração para os participantes na produção dos seus trabalhos”, disse Rosâne, destacando que o tema da intervenção será os 60 anos de Volta Redonda.

 

A inscrição é totalmente gratuita e poderá ser feita até o dia 19 de setembro na Secretaria Municipal de Cultura (SMC) - que fica situada na Avenida Sávio Cota de Almeida Gama, nº 642, no bairro Retiro - e no Espaço Zélia Arbex, na Vila em Volta Redonda. Os participantes deverão ser moradores de Volta Redonda, com idades de 14 a 80 anos. Para se inscrever basta levar cópia da carteira de Identidade, comprovante de residência e duas imagens de obras da sua autoria. “É preciso lembrar que os grafites não podem ter vínculo político, religioso ou ofensivo, podendo ser excluídos imediatamente nestes casos”, disse Rôsane.

 

         Os espaços disponíveis para a intervenção serão os tapumes utilizados na obra de revitalização da Biblioteca Municipal, no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, e os tapumes da Praça Pandiá Calógeras, no bairro Sessenta. As praças foram cercadas por tapumes pretos de aproximadamente 1,00 x 2,50. A proposta é de dividir o espaço em partes iguais para cada artista, deixando entre uma arte e outra um tapume preto com a logomarca do projeto. “A disponibilidade do espaço será anunciada após o final do prazo das inscrições para que o espaço total seja dividido de acordo com o número de artistas selecionados” salientou a secretaria municipal de cultura.

 

         Como esta é uma obra efêmera visto que os tapumes serão retirados, a PMVR irá fotografar cada obra, divulgando o conteúdo e fazendo um catálogo que ficará a disposição da população na SMC, durante o ano de 2014. Cada participante deverá confirmar a autoria do grafite, através de termo de responsabilidade firmado com a Secretaria Municipal de Cultura e assinatura do mesmo. O participante cede gratuitamente o direito do uso de imagem e arte para divulgações promocionais futuras.

 

         A prefeitura fornecerá para cada artista participante um kit contendo seis latas de spray modelo Arte Urbana da Colorgin nas cores básicas (preto, branco, amarelo, vermelho, azul e verde) e tinta látex para preenchimento das artes. Cada artista trará seus materiais complementares. O lançamento do projeto acontece no dia 27 de setembro, quando a SMC montará uma estrutura para receber os artistas do hip hop, do skate, da rima, dança de rua, do rock entre outros convidados.

 

         A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova York, nos Estados Unidos, quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos. O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo, e hoje os artistas do grafite brasileiros estão entre os melhores do mundo.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444