Seminário sobre Alzheimer será dia 17, no auditório da UGB

       

       A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e do Centro Dia Synval Santos - o primeiro centro público para atendimento às pessoas idosas com Alzheimer e seus familiares - promove na próxima quarta-feira (dia 17), às 14h, no Auditório da UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase),  o 1º Seminário Municipal e Interdisciplinar sobre Alzheimer, que teve como tema “Avanços e Desafios da Assistência Social e Saúde”. O evento terá palestras com a Dra. Vilma Duarte Câmara, médica neurologista, Dr. José Roberto Barroso Arantes, médico geriatra e Danielle da Silva Freire, psicóloga e coordenadora do Centro-Dia Synval Santos. 

 

      O Centro Synval Santos, ligado a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), possui dois andares e os cerca de 40 usuários atendidos nesta unidade – o Centro tem capacidade para atender até 120 pessoas - são acompanhados por uma equipe multidisciplinar. Os usuários fazem diariamente inúmeras atividades em grupos como movimentos de estímulos com a atenção de fisioterapeutas, atendimentos com psicólogos e tem aulas de artes e música.  Os usuários têm cinco refeições diárias e transporte de ida e volta, para quem não tem como chegar a unidade. Muitos deles passam o dia e alguns ficam pela manhã ou a tarde. 

 

       O encaminhamento para o Centro de Alzheimer é feito pela Policlínica da Melhor Idade. Esta unidade faz a avaliação do estado de saúde do idoso, pois para ser beneficiado, ele deve estar no estágio intermediário da doença.  Para evitar que a família adoeça junto com os usuários, os familiares também recebem orientações para lidar com a doença e cuidar melhor dos seus idosos.

 

       Para o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, que também participará do seminário, o Centro de Alzheimer é um projeto pioneiro que garante dignidade para os usuários e seus familiares. “Como gestor da assistência social do município, me sinto orgulhoso por poder melhorar o convívio social destes usuários e ajudar as famílias a lidar melhor com a doença”, disse. A diretora do departamento de Proteção Especial da Smac, Denise Alves e o diretor social do Centro de Alzheimer, Jorge Pantaleão, também participaram do Seminário.  

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444