Semana Nacional de Trânsito será marcada por várias atividades de 18 e 25 de setembro; Guarda Mirim trabalha a educação no trânsito;

         Em Volta Redonda uma série de atividades irá marcar as comemorações da Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. Segundo o presidente da Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários), Paulo Barenco, a Semana Nacional de Trânsito – ação prevista no Código de Transito Brasileiro de acordo com a Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 - tem como finalidade conscientizar a sociedade sobre a importância das leis de trânsito.

 

         “A semana tem abrangência nacional e o seu objetivo é de mostrar a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes. Esse ano Conselho Nacional de Trânsito aprovou como tema ‘Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre’”, disse Barenco. Entre as principais atividades que acontecerão em Volta Redonda está um passeio ciclístico, que será realizado no domingo (dia 21), com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a criação de um ambiente favorável a valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

 

         O passeio no domingo terá saída às 9 horas, do Posto da Guarda Municipal na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes (Beira Rio), passando pelos bairros Retiro, Aterrado e Vila Santa Cecília, com destino ao Zoológico Municipal, sob orientação da Guarda Municipal e dos motociclistas do Falcões de Aço Motoclube, perfazendo um circuito de 8,1 quilômetros.

 

         Outra iniciativa que faz parte da Semana Nacional de Trânsito é a campanha Paz no Trânsito, realizada em parceria com o Núcleo de Ação Comunitária de Volta Redonda (NAC). A campanha é um manifesto que tem como objetivo mostrar que todos somos responsáveis pela maneira como nos comportamos no trânsito, seja como pedestres ou condutores. Desde a última quarta-feira (dia 10), em 19 pontos estratégicos da cidade foram colocados outdoors contanto histórias reais vividas por pessoas de Volta Redonda, alertando para o posicionamento em relação ao trânsito. No domingo (dia 28), acontece uma caminhada em direção ao Zoológico Municipal, onde haverá uma série de atrações como apresentações teatrais, campanha de doação de sangue, contação de histórias, orquestra, capoeira, recreação de escotismo, cinema itinerante, momento de arte terapia, alongamento e oficina e exposição de arte. A concentração é às 9 horas, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, e o início da caminhada está previsto para às 10h15.   A iniciativa contará ainda com a participação da Guarda Mirim que fará distribuição de panfletos e outras atividades.

 

 

Guarda Mirim atua na Semana Nacional do Trânsito

 

Vestidos de ‘anjos da guarda’, as crianças do projeto trabalham

a educação no trânsito

 

         A Guarda Municipal de Volta Redonda, através do projeto Guarda Mirim, lança o projeto “Anjos da Guarda”, durante a Semana Nacional do Trânsito, que este ano prioriza o pedestre, entre os dias 18 e 25 de setembro. O projeto conta ainda com as parcerias do Nac (Núcleo de Ação Comunitária); da Suser (Superintedência de Serviços Rodoviários); da Coordenadoria da Juventude e do Zoológico Municipal.  A escolha do tema faz alusão, em princípio, ao artigo 29 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), segundo o qual: “Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”.

 

         “O objetivo é conscientizar a população em geral para mudança de postura, no sentido de reduzir o número de acidentes, bem como mostrar a preocupação do poder público com a mobilidade dos pedestres”, disse o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa. Alguns guardas mirins estarão vestidos de anjo e ficarão estrategicamente em bairros da cidade, distribuindo panfletos e chamando a atenção não só dos motoristas como também dos pedestres. A programação está assim:

 

Dia 18 – Abertura da Semana Nacional do Trânsito, às 9h, na Mini Cidade do Trânsito, na Ilha São João. Às 14h30, os guardas mirins e os anjos da guarda estarão divididos em locais da Vila Santa Cecília, sendo que a tenda será montada na Rua 14.

 

Dia 19 – Os anjos da guarda estarão, novamente, na Vila Santa Cecília, nas ruas 12, 14 e 16, nos horários das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30.

Dia 22 - As crianças estarão na Av. Amaral Peixoto, no Centro, nos mesmos horários acima.

 

Dia 23 – O projeto estará atuando na Av. Paulo de Frontin, durante o mesmo período, no bairro Aterrado.

 

Dia 24 – Os anjos da guarda estarão na Av. Sávio Gama, após a Subprefeitura, no bairro Retiro, também nos mesmos horários.

 

Dia 25 – Encerramento do projeto, nas ruas 12, 14 e 16, no bairro Vila Santa Cecília, das 9h às 11h e das 14h30 e 16h30. 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444