Passeio ciclístico lembra Semana Nacional de Trânsito

      

 

        Mais de 200 ciclistas se encontraram neste domingo (dia 21), às 9h, em frente ao Posto da Guarda Municipal de Volta Redonda na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes (Beira Rio) para lembrar a Semana Nacional de Trânsito. O grupo passou pelos bairros Retiro, Aterrado e Vila Santa Cecília, até chegar ao Zoológico Municipal, sob orientação da Guarda Municipal e dos motociclistas do Falcões de Aço Motoclube. O circuito percorrido passou dos oito quilômetros.

 

      De acordo com o presidente da Suser, Paulo Barenco, a Semana Nacional de Trânsito – ação prevista no Código de Transito Brasileiro de acordo com a Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 - tem como finalidade conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito às leis de trânsito. “Com o passeio ciclístico queremos conscientizar a sociedade sobre a criação de um ambiente favorável à valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos”.

 

      As atividades em Volta Redonda começaram na última quinta-feira (dia 18) e vão até o dia 28. Na programação está um concurso de maquetes organizado em parceria entre a Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários) e a Secretaria Municipal de Educação (SME). Foram pré selecionados 20 trabalhos pelos estudantes, nas próprias escolas da rede municipal de ensino. Estes trabalhos estão expostos no 2º piso do Sider Shopping, na Vila Santa Cecília, e os três melhores serão escolhidos por voto popular. O primeiro mais votado ganha um notebook, e os dois seguintes ganham um tablet cada um. No ano passado mais de 3 mil pessoas votaram nos trabalhos.

 

      “A semana tem abrangência nacional e o seu objetivo é mostrar a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes. Esse ano o Conselho Nacional de Trânsito aprovou como tema ‘Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre’”, disse Barenco.

 

      Outra iniciativa que faz parte da Semana Nacional de Trânsito é a campanha Paz no Trânsito, realizada em parceria com o Núcleo de Ação Comunitária de Volta Redonda (NAC). A campanha é um manifesto que tem como objetivo mostrar que todos somos responsáveis pela maneira como nos comportamos no trânsito, seja como pedestres ou condutores.

 

      Outdoors foram colocados em 19 pontos estratégicos da cidade contanto histórias reais vividas por pessoas de Volta Redonda, alertando para o posicionamento em relação ao trânsito. No domingo (dia 28), acontece uma caminhada em direção ao Zoológico Municipal, onde haverá uma série de atrações como apresentações teatrais, campanha de doação de sangue, contação de histórias, orquestra, capoeira, recreação de escotismo, cinema itinerante, momento de arte terapia, alongamento e oficina e exposição de arte. A concentração é às 9 horas, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, e o início da caminhada está previsto para às 10h15. A iniciativa contará ainda com a participação da Guarda Mirim que fará distribuição de panfletos e outras atividades.

 

GUARDA MIRIM - A Guarda Mirim, projeto da Guarda Municipal de Volta Redonda, lançou a ação “Anjos da Guarda”, durante a Semana Nacional do Trânsito. Alguns guardas mirins estarão vestidos de anjo e ficarão estrategicamente em bairros da cidade, distribuindo panfletos e chamando a atenção não só dos motoristas como também dos pedestres.

     

Confira a programação para esta semana:

 

Dia 22 - As crianças estarão na Av. Amaral Peixoto, no Centro, nos mesmos horários acima.

 

Dia 23 – O projeto estará atuando na Av. Paulo de Frontin, durante o mesmo período, no bairro Aterrado.

 

Dia 24 – Os anjos da guarda estarão na Av. Sávio Gama, após a Subprefeitura, no bairro Retiro, também nos mesmos horários.

 

Dia 25 – Encerramento do projeto, nas ruas 12, 14 e 16, no bairro Vila Santa Cecília, das 9h às 11h e das 14h30 e 16h30.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444