Banco de Olhos de Volta Redonda realiza atividades para marcar o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos

 

       Quem passar nesta sexta-feira (dia 26), pela Praça Sávio Gama, no Aterrado, das 9h às 16h, irá se deparar com um estande com informações sobre a doação de órgãos e tecidos. A atividade educativa, promovida pelo Banco de Tecido Ocular Humano do Hospital São João Batista (HSJB), em parceria com a Organização de Procura de Órgãos de Barra Mansa/Santa Casa de Misericórdia – OPO, é uma das atividades para marcar o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, comemorado no próximo dia 27, e tem entre os seus principais objetivos estimular a doação para salvar e promover a vida.

 

        O evento visa ainda divulgar a implantação da OPO na região e informar sobre o trabalho desenvolvido pelo Banco de Olhos de Volta Redonda, além de esclarecer dúvidas sobre o transplante de órgãos e tecidos. “A proposta é sensibilizar sobre o valor deste ato, uma vez que qualquer pessoa pode ser doadora de órgãos, no entanto a decisão cabe à família”, disse Valéria Cristina, coordenadora do Banco de Olhos, ressaltando a necessidade das pessoas que querem ser doadoras de conversar com seus familiares.

 

       As atividades comemorativas, que começaram no dia 20/09, continuam com a realização, neste sábado (dia 27), das 9h às 13h, no UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), e de palestras, de 06 a 09 de outubro,  na rede municipal e privada de Educação em Volta Redonda direcionada aos alunos do ensino médio. “A maioria dos eventos são abertos à população, para que possamos atingir um número maior de pessoas, nas mais variadas faixas etárias”, esclareceu Valéria.

 

       DOACÃO DE CÓRNEAS – Todos os indivíduos entre 10 a 80 anos podem ser doadores de córneas. Elas podem ser retiradas num prazo de até seis horas depois da confirmação do óbito, seguida da avaliação positiva do potencial doador e da autorização dos familiares. Se houver refrigeração, esse procedimento pode ocorrer em até 24 horas. “As córneas são armazenadas e encaminhadas em até 14 dias ao Rio de Janeiro (para Centros Transplantadores), após sorologia negativa para HIV, hepatite C e B”, informou a coordenadora do Banco de Olhos, ressaltando que a fila é única.

 

O Banco de Olhos de Volta Redonda também processa escleras (parte branca do olho), que são encaminhadas ao INCA para pacientes portadores de câncer nos olhos. As córneas podem ser doadas em casos de morte natural (coração parado), ou morte encefálica. Doenças comuns como diabetes, hipertensão, miopia, também não são exclusão para a doação.

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444