Saúde realiza 2ª etapa da Campanha de Prevenção ao Câncer Ginecológico e de Mama

        A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS) participa do movimento Outubro Rosa, com a realização até o dia 4 de novembro, de mais uma etapa da Campanha de Prevenção ao Câncer Ginecológico e de Mama. No decorrer da ação, que tem como tema “Mulher é tempo de se cuidar”, a meta é atingir cinco mil exames preventivos e três mil mamografias. O público alvo da campanha, iniciada no dia 1º de outubro, são mulheres entre 25 a 65 anos, para a oferta do preventivo, e a partir de 40 anos para mamografia.
        Com o objetivo de promover o diagnóstico precoce e o tratamento para a redução da incidência de óbitos por câncer de colo do útero e de mama, a segunda etapa anual desta campanha, acontece em todas as Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica e na Policlínica da Mulher, no Aterrado, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Para atender um número ainda maior de mulheres, em especial, aquelas que trabalham durante a semana e não conseguem horários para a realização dos exames, no sábado, dia 1º de novembro, todas as Unidades de Saúde e a Policlínica da Mulher estarão abertas, das 8 às 17 horas.  “Essas doenças, se detectadas na sua fase inicial, têm até 100% de cura”, informa a coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher, a médica Juliana Monteiro, ressaltando a importância da adesão das mulheres a campanha.
FLUXO - Em Volta Redonda as unidades de saúde da Rede da Atenção Básica estão capacitadas para ofertar as mulheres com idades entre 25 a 65 anos o preventivo e acima de 40 anos a mamografia, com tecnologia digital. Uma vez feito o diagnóstico de lesão pré-neoplásica do colo do útero ou neoplásica da mama, as pacientes são encaminhadas aos profissionais especializados da Policlínica da Mulher para o tratamento adequado.
AÇÕES – As salas atividades educativas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família e na Policlínica da Mulher, durante a campanha, são ações que também vão marcar o Outubro Rosa no município.  A finalidade é esclarecer as dúvidas envolvendo o câncer de mama e o câncer ginecológico e alertar as mulheres para a prevenção. As atividades continuam com a distribuição de folders educativos em vários pontos comerciais da Avenida Amaral Peixoto, Aterrado e na Vila Santa Cecília.
       O mesmo acontece, nos dias 15 e 16 de outubro, das 9h às 21h, em um stand montado no Sider Shopping, na Vila Santa Cecília. Já no dia 21, a SMS/VR, em parceria com o Senai e a Empresa de Viação Sul Fluminense, montam stand em frente à Loja Americana, na Vila Santa Cecília, das 8h às 14h, para distribuição de material educativo às mulheres que passarem pelo local. No dia 23, a equipe da saúde realiza também duas palestras para trabalhadoras da Empresa de Viação Sul Fluminense, no período da manhã e a tarde.  Além das peças de divulgação como folders, cartazes e faixas, a campanha está sendo vinculada pela imprensa e redes sociais. Para sensibilizar o público, o Palácio 17 de Julho e o prédio da Secretaria Municipal de Saúde ganharam iluminação rosa e os trabalhadores da rede pública de saúde passaram a usar um laço e camiseta da campanha convidando as mulheres a dizerem Sim à Vida!
HPV - A vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), em adolescentes de 11 a 13 anos de idade, é mais uma ação que o município realiza na luta contra o câncer de colo de útero. Esta vacinação está na sua segunda etapa.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444