Alunos da Escola Municipal Rubem Machado se destacam em Competição Latino-Americana de Robótica

       

 

        Seis alunos da Escola Rubem Machado, que fica no bairro Vale Verde, estiveram nesta quarta-feira (dia 29) no gabinete do prefeito Antônio Francisco Neto, apresentando os protótipos construídos durante as oficinas de robótica que acontecem na unidade de ensino através do Programa Mais Educação, implantando em parceria com o Governo Federal. De acordo com a diretora do Rubem Machado, Aline Lopes Rebouças Gomes, eles participaram da XII Competição Brasileira de Robótica e da Competição Latino-Americana de Robótica XIII, e ficaram entre os sete melhores trabalhos apresentados, na categoria dança de robô. A competição foi realizada entre os dias 18 e 22, na cidade de São Carlos, São Paulo. De acordo com a diretora, 144 equipes e 705 pesquisadores competiram durante cinco dias pelo título de Campeão Latinoamericano em diversas categorias.
       

        “Estamos muito satisfeitos com este resultado. Ele representa uma conquista muito grande para toda a comunidade do bairro. Isso mostra que, apesar de ser um bairro carente, nossos alunos não têm limites. Não vamos parar aqui. Queremos vê-los brilhar nas próximas competições e não vamos medir esforços para que isso aconteça”, disse a diretora.
       

        O grupo, denominado de “Roboticando no Rubão” é composto pelos alunos Enthony Fernandes Moreira, Raquel Lopes Mendes, Bruno Henrique Cândido, Wesley Ferreira Nery, Wilison Carvalho Marins e Daniel Alves Torraca, que representaram durante a olimpíada os outros nove alunos que fazem parte do projeto. Para Bruno, de 15 anos, que está no 9º ano, a oportunidade serviu para aprimorar seus conhecimentos. “Sempre gostei de criar coisas e estou muito orgulhoso de saber que faço parte de uma equipe que é a sétima melhor do Brasil. Até então, ninguém tinha acreditado que eu era capaz, e agora sei que sou. Além disso, essa é a oportunidade que tenho de ficar fora as ruas e aprender coisas novas”, apontou.
       

        De acordo com a professora de informática e robótica, Patrícia Osório Pereira, a apresentação do protótipo, batizado como R2D2 - personagem da saga cinematográfica Guerra nas Estrelas - contou com a ajuda dos professores de dança (responsáveis pela Coreografia dos alunos), de artes (responsáveis pela confecção de um painel que compunha o cenário) e da professora de inglês. “Desde o inicio do ano estamos trabalhando nesse protótipo. Essa é uma experiência única, de desafio e de desenvolvimento de habilidades, como falar em público, trabalhar em equipe e de utilizar os conhecimentos adquiridos durante a aula regular”, disse a professora lembrando a importância do Mais Educação. “Através do programa Mais Educação é possível conhecer as aptidões dos nossos alunos e dar oportunidade de cada um deles desenvolver o seu”, disse a professora.

Mais Educação - Aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar: esse é o objetivo do Programa Mais Educação, implantando em diversos municípios em parceria com o Governo Federal. Em Volta Redonda, cerca de 3,7 mil alunos são contemplados pelo programa com atividades como judô, capoeira, balé, hip hop, rádio e jornal escolar, horta e jardinagem, reforço escolar, robótica, Taekwondo, dentre outras oferecidas. De acordo com a secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê, essas atividades são implantadas de acordo com as necessidades de cada comunidade escolar onde a unidade educacional esta inserida.  
       

        “As necessidades estão previstas no Projeto Político Pedagógico das escolas. O público atendido é priorizado conforme índice de repetência, evasão escolar, distorção idade/série, vulnerabilidade social e beneficiários do Programa Bolsa Família”, disse Tetê lembrando que todos são alunos do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444