Defesa Civil de Volta Redonda entra em estado de alerta para as chuvas de verão


        Com a proximidade do verão e o início do período de chuvas fortes, a Defesa Civil de Volta Redonda entrou em estado de alerta, com todo o efetivo da administração pública à disposição da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (CMDC). O Decreto Municipal 13.363 assinado pelo prefeito Antônio Francisco Neto declara estado de alerta entre os dias 1º de novembro de 2014 e 31 de março de 2015. O decreto foi publicado no jornal oficial do município, o VR Em Destaque, na edição 1.212, de 30 de novembro.
       

        Com a decretação do estado de alerta, estarão à disposição da CMDC toda a estrutura da administração pública – com veículos, equipamentos e pessoal. Participam principalmente as secretarias municipais de Obras, de Planejamento, de Serviços Públicos, de Ação Comunitária e de Meio Ambiente, o Departamento de Máquinas e Veículos (SMO), Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários), além dos conselhos tutelares.  

        “O decreto municipal é uma pronta resposta do poder público se for necessário socorrer a população, colocando toda a infraestrutura em serviços do município à disposição da Defesa Civil, para atuar com agilidade em qualquer emergência decorrente das chuvas intensas que ocorrem no período do verão”, afirmou o coordenador adjunto da CMDC, Rubens Siqueira.  O titular da Defesa Civil é o major Rodrigo Ibiapina, que também coordena o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), de onde ambulâncias e viaturas da Defesa Civil e policiais podem ser acionadas em casos de emergência.

        Ações Preventivas - Mas este trabalho de prevenção já começa nos meses anteriores, com a limpeza de bueiros, proteção das margens dos córregos (canalização e plantio de grama e árvores nativas), limpeza de rios e córregos, construção de muros de contenção em locais previamente analisados pelos técnicos da Defesa Civil, SMO e Furban (Fundo Comunitário de Voltas Redonda). Vários destes serviços são feitos em parceria – através do repasse de recursos e equipamentos – com os governos estadual e federal. A Defesa Civil também realiza um trabalho constante de monitoração de encostas e locais de risco, evitando escavações irregulares de terrenos, ocupações de áreas públicas, despejo clandestino de esgoto, degradação ambiental, entre outras ações.

        “O município se prepara em todos os setores da administração pública com pessoal, maquinário e uma frota moderna, com caminhões e veículos leves, um caminhão cesto duplo com uma lança de 15 metros, embarcações e motocicletas para o transporte de equipe e material necessário ao socorro urgente”, afirmou Rubens Siqueira, acrescentando que durante o período de alerta de verão todo o efetivo da Defesa Civil fica mobilizado e nenhum integrante se ausenta da cidade sem autorização prévia.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444