Unidades de Saúde estão vacinando grávidas; imunização é contra coqueluche, tétano e difteria


 

        Mulheres entre a 27º semana e 36º semana de gestação devem receber uma dose da vacina dTp acelular, prevenindo contra coqueluche, difteria e tétano. A partir deste mês todas as UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) e UBS (Unidade Básica de Saúde), estarão prontas para receber as grávidas, das 7 às 17h. Basta apenas apresentar o cartão de pré-natal ou documento que informe a idade gestacional. Esta vacina pode ser ministrada até 20 dias antes da data provável para parto. 

 

        A meta da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, através do Setor de Epidemiologia, é imunizar 100% das gestantes. A importância desta vacina é proteger gestantes e os bebês contra a coqueluche. Uma vez vacinada, a gestante passa a produzir anticorpos contra a doença, que são transferidos para o feto e protegem o recém-nascido nos primeiros meses de vida, até que a criança complete o calendário de vacinação. O Setor de Epidemiologia da SMS/VR estenderá a vacinação a todos os profissionais que atuam em maternidades e UTIs neonatais. Esse público, no entanto, deverá ser vacinado somente a partir de janeiro do ano que vem, após o levantamento quanto ao quantitativo de profissionais que atuam nestes setores. 

 

        O esquema de vacinação recomendado para as grávidas é de uma dose da dTp acelular a cada gestação. A gestante não vacinada deve ainda tomar duas doses da vacina dT (dupla adulto), complementando a proteção contra difteria e tétano. Para as mulheres anteriormente vacinadas com as doses de dT, basta tomar o reforço. A coordenadora do Setor de Epidemiologia da SMS/VR, enfermeira Flávia Diogo, ressaltou que a coqueluche tem sido bastante notificada pelo Ministério da Saúde e devido a alta facilidade de transmissão esta doença tem sido um dos fatores causadores da mortalidade infantil precoce no Brasil.

 

        “É importante ressaltar ainda que crianças menores de seis meses de idade compõem o grupo com maior número de casos detectados de coqueluche”, concluiu Flávia Diogo.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444