Projeto Volta Redonda Cidade da Música tem ampla programação em dezembro


 

        O projeto Volta Redonda, Cidade da Música fecha o ano de 2014 com uma extensa programação no mês de dezembro, com atrações como o tradicional Concerto Natalino e uma apresentação na Igreja da Candelária, na cidade do Rio de Janeiro. Todas as apresentações do projeto são gratuitas. No total, serão oito apresentações da Orquestra de Cordas e do Coral Infanto Juvenil, algumas delas com a participação do violonista e professor francês Dominique Willencourt, que também vai ministrar uma master class (aula dirigida, para estudantes já avançados no instrumento) para os violinistas do projeto.

 

 

        Um dos pontos altos da agenda de fim de ano do projeto Volta Redonda, Cidade da Música é o Concerto Natalino, que será realizado no dia 17 de dezembro, no Cine 9 de Abril, às 20h, com a Banda de Concerto e o Coro Infanto juvenil. O espetáculo vai apresentar músicas clássicas do repertório natalino. De acordo com a organização do espetáculo, os espectadores devem chegar com pelo menos meia hora de antecedência, já que as apresentações do projeto sempre começam no horário marcado.

 

        O projeto Volta Redonda, Cidade da Música atende atualmente cerca de 4,6 mil crianças das escolas da rede municipal, tanto da Secretaria Municipal de Educação (SME), como da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). O projeto virou lei municipal em dezembro do ano passado, regulamentando as atividades de monitores, repetidores e dando novas estruturas funcionais ao projeto, idealizado e coordenado pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira. O projeto é de natureza educacional e cultural, enfocando a formação dos grupos musicais, como Banda de Concerto, Banda de Metais, Orquestra de Violinos, Orquestra de Violoncelos e Contrabaixos, Orquestra de Cordas, Coro Infanto-Juvenil, Balé e Coro Sinfônico.

 

        Em 2015 o projeto – que atualmente tem sua sede no Colégio Getúlio Vargas – será transferido para a sua nova sede, no bairro Retiro. O prédio, que foi especialmente projetado para abrigar as diversas atividades do projeto, como aulas, ensaios e ensaios conjuntos entre balé e orquestra, está em fase final de acabamento, com a instalação de todo o tratamento acústico, e representa um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão feito pelo Governo Municipal.

 

REPERCUSSÃO - O projeto Volta Redonda, Cidade da Música tem um grande reconhecimento no mundo da música clássica, sendo considerado referência em ensino musical, no mundo. “Eu trabalhei 8 anos em Volta Redonda na formação da primeira turma de violinos. O maestro Nicolau é hoje uma referência mundial no trabalho de educação musical nas escolas públicas”, frisou o maestro Carlos Moreno, que no ano passado trouxe outros 14 músicos, todos integrantes da Orquestra Sinfônica de Santo André (SP), para conhecer o projeto Volta Redonda Cidade da Música.

 

        Outra visita importante foi a de dois professores de música da Universidade de Karlsruhe, da Alemanha, que ministraram uma master class para os estudantes e se apresentaram em um concerto. Os professores Martin Ostertag, titular da cadeira de violoncelo e sua mulher, Kathren Melcher, titular da cadeira de violino, afirmaram “estar encantados” com o projeto. “Existem muitas escolas de música na Alemanha e no mundo, mas onde se pagam mensalidades. Mas em escolas públicas, onde as oportunidades são para todas, sem cobrança de mensalidade como a cidade têm, é muito raro ver isto no mundo”, ressaltou Ostertarg.

 

Confira a programação completa de fim de ano do projeto Volta Redonda, Cidade da Música:

 

ORQUESTRA DE CORDAS
Dia 6 - Sábado – Cine 9 de Abril
20 horas
Solista: DOMINIQUE WILLENCOURT (França)
Regência: SARAH HIGINO

 

ORQUESTRA DE CORDAS
Dia 7 - Domingo – Igreja da Candelária / RJ
16 horas
Solista: DOMINIQUE WILLENCOURT (França)
Regência: SARAH HIGINO

 

MASTER CLASS PARA OS VIOLONCELISTAS DA ORQUESTRA
Dia 10 - Quarta-feira
14 horas, na futura sede do projeto Volta Redonda, Cidade da Música, na Vila Mury
Prof.: DOMINIQUE WILLENCOURT (França)

 

APRESENTAÇÃO ESPECIAL
BANDA DE CONCERTO E CORO INFANTO JUVENIL
Dia 11 - Quinta-feira – Igreja São Sebastião / Retiro
19h30
Regência: NICOLAU MARTINS DE OLIVEIRA

 

ORQUESTRA DE CORDAS
Dia 13 - Sábado – Igreja Matriz de Paraty
20 horas
Regência: SARAH HIGINO

 

CONCERTO NATALINO
BANDA DE CONCERTO E CORO INFANTO JUVENIL
Dia 17 - Quarta-feira – Cine 9 de Abril
20 horas
Regência: NICOLAU MARTINS DE OLIVEIRA

 

APRESENTAÇÃO ESPECIAL
ORQUESTRA DE VIOLINOS
Dia 18 - Quinta-feira – Igreja São Sebastião / Retiro
19:30 horas
Regência: SARAH HIGINO

APRESENTAÇÃO ESPECIAL
ORQUESTRA DE VIOLINOS
Dia 19 - Sexta feira – Secretaria de Educação
10 horas
Regência: SARAH HIGINO

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444