Plano de Mobilidade Urbana é apresentado para empresários

        

 

        O vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, acompanhado do secretário municipal de Planejamento, Lincoln Botelho, do diretor presidente da Suser (Superintendência dos Serviços Rodoviários), Paulo Barenco, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jessé de Holanda Cordeiro Junior, esteve na sede da Aciap-VR (Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), no Aterrado, apresentando as diretrizes do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que será licitado no próximo dia 16 de dezembro para a contratação da empresa que vai desenvolver o plano e executar as obras, que tem previsão de duração de 24 meses. Cerca de 50 empresários participaram da apresentação, assistiram um vídeo sobre o plano e fizeram questionamentos sobre as mudanças viárias que serão feitas. O presidente da Aciap-VR, Joselito Magalhães, afirmou que o encontro era de interesse dos empresários e comerciantes, que desejam sugerir, participar e conhecer o Plano de Mobilidade nesta primeira etapa.

 

        “Compareceram representantes de vários setores comerciais, como de shopping centers, da CSN, maior empresa da cidade, e outros setores. Um passo importante foi dado para mostrar um bom planejamento, que venha reduzir o impacto dessas obras no comércio, e ajudar que o Plano de Mobilidade possa atender às novas gerações”, frisou.
        

        O Plano de Mobilidade Urbano é obrigatório por lei federal, e disponibilizará recursos federais para o município – por meio do PAC Mobilidade Urbana. Em Volta Redonda as obras preveem a construção de três viadutos, uma ponte, 18 quilômetros de ciclovias, novas estações e corredores expressos para ônibus, com monitoramento dos veículos.

 

        “A licitação para contratar a empresa que vai desenvolver o projeto executivo e fazer as obras será em 16 de dezembro, com prazo de 24 meses para a conclusão das obras. É importante ressaltar que o projeto faz parte do Plano Diretor aprovado em 2008, que antes da aprovação, foi amplamente discutido pela sociedade por três anos. O objetivo é desenvolver a infraestrutura viária já pensando no futuro da nova centralidade, em duas novas glebas de terras disponíveis no Aterrado e Aero Clube, irradiando este crescimento. Sabemos que 90% do movimento irradia a partir de quatro grandes centros: Vila Santa Cecília, Amaral Peixoto, Aterrado e Retiro. Essas quatro áreas também serão beneficiadas pela nova centralidade das duas glebas de terras, pensando na cidade do futuro”, apontou Paiva.  
         

        O secretário de Planejamento, Lincoln Botelho, destacou que o Plano Diretor aprovado em 2008 já previa a questão das ciclovias e as obras essenciais para irradiar o desenvolvimento no município, citando dois artigos do Plano Diretor e a Lei 4.441, que priorizava os investimentos em ciclovias, mas que dependem de recursos financeiros extras. Ele citou o exemplo de quando a rede ferroviária fechou o trevo entre as avenidas Paulo de Frontim e Amaral Peixoto nos anos 80, quando houve uma decepção geral de que o ato iria acabar com o comércio nessas áreas. “A sugestão na época seria a construção de uma passagem subterrânea, o que não aconteceu porque a obra custaria dois orçamentos da prefeitura. Ninguém é dono das ideias sozinho, mas a cidade tem desafios que precisam ser enfrentados”, afirmou.
        

        O diretor da Suser, Paulo Barenco, fez uma avaliação positiva do encontro na Aciap, que permitiu aos empresários terem informações sobre o Plano Diretor e comentar o projeto. Barenco ressaltou ainda que o Poder Público vem fazendo uma série de investimentos em tecnologia de monitoramento dos ônibus – como o aplicativo Cittamobi, que monitora em tempo real o horário dos ônibus – que devem aumentar a utilização do transporte coletivo, o que pode gerar a diminuição de carros nas ruas.
        

        “Com a melhoria da qualidade e maior facilidade na utilização do transporte público, a tendência é que mais pessoas troquem os ônibus pelos carros”, afirmou. O presidente da Suser destacou ainda que o serviço de táxis também terão essas melhorias, o que vai ajudar os taxistas e os usuários.
        

        Paiva reafirmou que o Plano de Mobilidade Urbana teve uma ampla discussão nos anos 2006, 2007 e em 2008 até a sua aprovação e que este prevê a melhoria  da infraestrutura da cidade que está sendo preparada para o futuro, visando receber o crescimento que está chegando com os novos investimentos no município. Lembrou a responsabilidade do poder público na condução do Plano de Mobilidade Urbana e que toda a concepção do projeto foi discutida com a sociedade, ressaltando que uma empresa de primeira linha, com experiência comprovada em gerenciamento de grandes obras, será contratada para a execução e planejamento, procurando minimizar ao máximo os transtornos durante as obras.     

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444