Volta Redonda recebe Serviço Móvel de Ressonância

         A carreta do Serviço Móvel de Ressonância Magnética da Secretaria do Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) chega à Volta Redonda neste dia 15 de dezembro – próxima segunda-feira.  Até o dia 22 de janeiro de 2015, exceto nos dias 24, 25 e 30 de dezembro, e 1º de janeiro, estará na Praça Sávio Gama, no Aterrado, das 7h às 21h, oferecendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o exame de Ressonância Magnética à população do município e da região.  A iniciativa, uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/RJ), visa ampliar o acesso e atender com maior rapidez à demanda deste exame, reduzindo o tempo de espera dos usuários do SUS.

 

        Os exames serão realizados por solicitação médica e mediante agendamento prévio feito pela SMS/VR, através da sua Superintendência de Regulação, Controle, Avaliação e Auditória (SCRAA), que encaminhará a planilha com os nomes dos pacientes para o serviço da SES/RJ, que fará a marcação. O prazo de entrega dos resultados é de 10 a 15 dias úteis, após a realização do procedimento. Os resultados serão encaminhados à Secretaria de Saúde, responsável por direcioná-los às Unidades Básicas de Saúde para a entrega definitiva aos usuários. “As pessoas serão informadas sobre o agendamento, com dia, horário e local do exame”, esclareceu a secretária de Saúde, Marta Magalhães.

 

       AUXÍLIO DIAGNÓSTICO- A ressonância magnética é utilizada para auxiliar no diagnóstico preciso e rápido de diversas doenças, permitindo assim o tratamento mais adequado. Para isso, pode ser necessária a utilização de contraste, através de injeção intravenosa, para melhor visualização das imagens. “Os pacientes devem ser previamente investigados quanto à alergia ao contraste ou outras condições que prejudiquem a realização do exame”, alertou Marta, ressaltando que por utilizar um campo elevado para formar a imagem, é necessário que o paciente ao fazer a ressonância não tenha material ferromagnético no corpo, como marcapasso, implantes, piercing ou próteses. As ressonâncias de crânio, coluna vertebral, articulações, tórax, pescoço, mandíbula, orbitas, abdômen superior, pelve, sela túrcica, angioressonância e colangioressonância serão os exames realizados pelo serviço móvel.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444