Sala de Apoio à Amamentação do HSJB recebe certificado do Ministério da Saúde

 

        A Sala de Apoio para funcionárias que amamentam, no Banco de Leite Humano do Hospital São João Batista, recebeu do Ministério da Saúde nesta terça-feira (dia 9) o certificado do programa Mulher Trabalhadora que Amamenta, realizado em conjunto com o Ministério do Trabalho. Dos 215 Bancos de Leite Humano de todo o Brasil, cadastrados no Ministério da Saúde, somente 15 receberam o certificado, entre eles o de Volta Redonda.
        

        A Sala de Apoio promove, protege e apoia o aleitamento materno das mulheres que se tornaram mães e continuam atuando no mercado de trabalho, como explicou a coordenadora do Núcleo de Pesquisa do HSJB, Márcia Figueira Canavez.

 

        “No nosso caso, as funcionárias que estão no plantão fazem a coleta, no horário reservado para isso, e armazenam o leite, na Sala de Apoio. No final da jornada, elas levam este leite para casa e quando deixam a criança na creche, no dia seguinte, deixam o leite coletado para a criança”, afirmou. A coordenadora do Banco de Leite Humano, Tatiane Lúcio Chaves Campos, destacou que as Salas de Apoio existem em diversas instituições, públicas e particulares, e existe uma série de critérios que devem ser obedecidos para se obter a certificação.
        

        “O programa exige três condições para a certificação: a licença maternidade de 180 dias, o direito à creche e o direito a frequentar sala de apoio à amamentação no local de trabalho”, disse Tatiane, que acrescentou: “As salas de apoio existem em empresas, hospitais, diversos lugares. As pessoas passam por uma capacitação e se tornam multiplicadores”.
        

        O diretor geral do SAH (Serviço Autônomo Hospitalar), Sebastião Faria, destacou que o Banco de Leite Humano existe há 13 anos, mas passou por uma reformulação em 2009.
        

        “O Hospital São João Batista tem o título de Hospital Amigo da Criança desde 2002, e nós damos muita a este título. Em 2009, quando assumi o SAH, uma das primeiras ações foi reformular o Banco de Leite Humano, com novas instalações e estrutura. Nós temos muito orgulho de incentivar a amamentação entre as nossas funcionárias e de fornecer o leite humano para quem precisa. É um trabalho feito com muita competência pela equipe do Banco de Leite Humano”, apontou Faria.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444