Saúde realiza atividades no Dia Mundial de Combate a Hanseníase


        A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove nesta segunda-feira (dia 2), atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate a Hanseníase, comemorado no último domingo de janeiro. A ação contará com a parceria do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), através da Carretinha da Saúde, que estará estacionada na Praça Sávio Gama, no Aterrado, das 9h às 16h, visando o atendimento da população com a oferta do teste de sensibilidade cutânea, para o diagnóstico de novos casos da doença. A carreta é equipada com uma unidade móvel com três ambulatórios e palco para a promoção de atividades lúdicas para a divulgação do tratamento e dos sinais e sintomas da hanseníase.

 

        O objetivo é promover o diagnóstico precoce e alertar que a doença tem cura. “Para isso, é importante estar atento aos sintomas para a busca imediata de tratamento”, esclareceu a secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, informando que em 2013 e 2014 foram notificados no município, respectivamente, 15 e 14 novos casos da doença, com taxa de cura de aproximadamente 100%. O tratamento da hanseníase é gratuito, dura de seis a 12 meses, e na rede pública de Volta Redonda é ofertado no Centro de Doenças Infecciosas Dr. Luiz Gonzaga Clímaco, através da equipe de saúde da Área Técnica de Controle da Hanseníase. Outro serviço de informação sobre a doença é o Disque Hansen, uma linha direta e gratuita com sigilo e anonimato garantidos, em que os profissionais de saúde atendem pelo número 08000230373.

 

TRANSMISSÃO - A Hanseníase é uma doença transmissível causada pelo Bacilo de Hansen que afeta, principalmente, a pele e os nervos periféricos, pode causar deformidades físicas e comprometer a sensibilidade das regiões atingidas. O contágio ocorre de pessoa para pessoa pelas vias áreas superiores (tosse, espirro e fala) em contato prolongado. O aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer parte do corpo, está entre os principais sintomas da doença, que pode ainda se manifestar por caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações.

 

        Dados apontam que o Brasil reduziu consideravelmente os casos de hanseníase. Isso ocorreu em função das campanhas educativas e informações divulgadas pela mídia. Segundo o Ministério da Saúde, a doença no país é endêmica, decrescendo desde 2003, com a detecção em 2013 de 31.044 novos casos. A taxa de cura do Brasil também é significativa: foi de 83,4%, com prevalência de 1,42 casos por 10.000 habitantes.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444