Fundação Beatriz Gama realiza aula inaugural do Curso de Lanternagem e Pintura de Carros

             

        O prefeito Antônio Francisco Neto e o presidente da Fundação Beatriz Gama (FBG), Vitor Hugo Gonçalves de Oliveira, entre outros convidados, fizeram nesta terça-feira (dia 3), às 9h na sede da FBG, o lançamento oficial e a aula inaugural de mais um curso profissionalizante gratuito de Lanternagem e Pintura de Autos, para as pessoas interessadas em trabalhar em oficinas de veículos ou que desejam abrir o próprio empreendimento. O curso, com 30 vagas na primeira turma, terá duração de três meses, com aulas duas vezes por semana (carga horária de 12 horas semanais).

 

        O prefeito Neto explicou que o curso faz parte de um grande projeto - Cidade Protegida, Cidadão Seguro - que além de oferecer oportunidade de trabalho no mercado aos futuros formandos vai favorecer que corretoras e seguradoras possam baixar o preço dos seguros dos veículos. Neto se propôs a ajudar na chegada ao mercado com o apoio da FBG e Banco da Cidadania para quem deseja abrir o seu empreendimento.

 

“Eu agradeço a vocês que estão acreditando nesse projeto, e tenho certeza que a população vai lucrar com a profissionalização de vocês. Esta é a primeira turma de muitas que ainda virão e vamos promover um encontro com as corretoras e seguradoras para ajudar na redução dos preços dos seguros, contando com o trabalho de vocês”, disse.  

 

O mercado de reparos em autos é diretamente ligado ao mercado de seguros, e está passando ao longo das últimas décadas por um avanço bastante considerável. O objetivo do curso é atender a população tanto na questão da carência de serviços, como também as seguradoras, que estão tendo dificuldades de conseguir mão de obra qualificada para realizar suas demandas, sendo o curso considerado de vital importância para o município. A FBG vai providenciar lanche e transporte grátis aos estudantes. Ao final do curso receberão os certificados aqueles que tiverem uma frequência mínima de 75% nas aulas.

 

Lançamento - Na aula inaugural do curso, 22 inscritos se apresentaram, entre eles duas mulheres, além de jovens, adultos e pessoas da Terceira Idade. O aluno Wilson José Romão de Souza, 70 anos, pintor de parede e técnico de fogão, elogiou a abertura do curso e as oportunidades que serão criadas com esta profissionalização. “Abre uma nova possibilidade de trabalho para muitas pessoas, de todas as idades”, frisou.  Uma das candidatas inscritas, Irani Aparecida Ribeiro, 41 anos, também acredita que o mercado vai recebê-la bem depois de profissionalizada, sem medo de sofrer preconceito. “Isto de sexo frágil não pega, o importante é a disposição para trabalhar. E esta motivação eu tenho muito para manter o emprego que vai surgir”, afirmou.

 

O instrutor do curso, José de Almeida Teixeira, disse que trabalha com a função há cerca de 52 anos. Teixeira confirmou a escassez de profissionais em reparo de automóveis. “Eles vão aprender o básico de lanternagem, pintura, solda elétrica, o suficiente para o exercício da profissão, numa carga horária bem distribuída. O importante é a dedicação, querer aprender, então não será difícil ensinar”, enfatizou Almeida.     

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444