Público se encanta com a alegria e empolgação dos idosos do Bloco da Vida no Carnaval antecipado de Volta Redonda

          

        O público que compareceu à Ilha São João no fim de semana elogiou a iniciativa da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, de realizar, pela primeira vez, um carnaval antecipado na cidade.  A festa foi aberta com o show da cantora Preta Gil, na noite de sexta-feira, dia 06. A vendedora Ana Clara Maia, de 26 anos, foi a festa com o namorado e gostou do evento . “Praticamente estamos ganhando dois carnavais, um agora, neste fim de semana, e outro na semana que vem, pois vamos viajar para Angra dos Reis e pretendo curtir lá também”, disse. Já a estudante Thainá Almeida Gomes, de 17 anos, disse que quando ficou sabendo que o show inicial seria com a Preta Gil, logo se preparou para ir à Ilha São João. “Eu adora ela, ela é muito autêntica. O show foi demais”, disse a jovem, que estava junto com várias amigas do bairro Retiro, onde mora.

 

       O segundo dia do carnaval antecipado começou com a realização de uma matinê para as crianças, que tiveram quatro horas para se divertir com músicas tocadas por um DJ. A garotada ainda participou de concursos de fantasias e brincadeiras no palco. A dona de casa Sabrina Esposito, 22 anos, que mora no Retiro, levou o filho Arthur para a matinê. “Tá tudo muito bom. Vejo que a organização trabalhou direitinho. Nós estamos gostando muito”, disse. A aposentada Norma Alves, 65 anos,  levou a Neta Vitória, de 9 anos, também para curtir a matinê. “Eu e minha Neta gostamos muito. Está tudo bem decorado e a animação é total. Foi uma boa ideia reservar este espaço para as crianças se divertirem, já que nós na cidade não temos outro carnaval público”, afirma.

 

Cerca de 200 componentes desfilaram no Bloco Os Caretas, que se apresentou no início da noite de sábado, na passarela do samba da Ilha São João.  “Nós somos um bloco tradicional da cidade e não poderíamos ficar de fora.  Nós apoiamos a decisão da prefeitura neste carnaval antecipado e vejo que fizemos uma boa escolha. O nosso bloco veio com uma comissão de frente, passistas, a bateria e os foliões que sempre desfilaram pelo Os Caretas”, disse o presidente da agremiação Ronaldo Neri.

 

       A emoção tomou conta mesmo da Ilha São João foi com a passagem do maior bloco Carnavalesco da Terceira Idade do País, o Bloco da Vida. Com cerca de 1400 componentes, o bloco da Vida arrancou aplausos do público que lotou as arquibancadas em sua 17ª apresentação no Carnaval de Volta Redonda. O bloco teve um total de onze alas e quatro carros alegóricos que falam sobre lendas fabulosas de reinos escondidos e mundos perdidos. O carnavalesco Paulo Bernardo contou como o tema deste ano foi escolhido.  “O que me inspirou foi o carro “paraíso” - abre alas do carnaval de 2014. Ele estava tão bonito que pensei em explorar o tema. O ser humano é muito ligado a crenças e lendas, e carnaval é isso aí. Então resolvi falar de paraísos lendários, perdidos e imaginários. E pesquisando cada um deles observei que eles tinham algo em comum: pregavam a paz e a harmonia do povo. Eram reinos harmoniosos, o que serve de exemplo para gente, como ideal para se viver”, disse o carnavalesco.

 

       A coordenadora do Bloco Fátima Martins disse que o resultado do desfile é um trabalho de equipe. “Temos as aderecistas, o carnavalesco, as costureiras e pessoas de apoio para concretizar a nosso desfile.  A equipe é pequena, mas todos tem um comprometimento com o trabalho e por isso, nós conseguimos trazer um desfile tão grandioso para a Ilha São João”, disse. Dona Ilcéia Ribeiro e o marido Renato Ribeiro, desfilam desde o início do Bloco e para demonstrar o amor que sentem um pelo outro sempre se beijam na avenida.  “Fico muito emocionado em estar aqui. Nos dá uma felicidade grande em participar, principalmente porque brinco carnaval com o maior amor da minha vida”, disse a senhora. Aos 85 anos, Dona Lídia de Jesus, não já desfilou no bloco por três anos. “Este desfile me enche de alegria e neste ano estou mais importante, pois estou de destaque neste carro alegórico, que está tão lindo. Muito obrigado a todos que realizam este carnaval maravilhoso para nós”, disse, orgulhosa.

 

       A secretaria de Cultura, Rosane Gonçalves, agradeceu a todas as pessoas envolvidas na organização do desfile. “Temos muito que agradecer ao apoio dos profissionais que nós ajudaram, sem eles esta festa não seria possível. Apostamos em uma novidade para a população que foi a realização do Carnaval antecipado e pelo que vejo deu certo, pois houve uma grande presença do público aqui na Ilha”, disse a secretária, ressaltando que o Bloco da Vida fará outra apresentação especial no dia 28 de fevereiro, na Vila Santa Cecília. “Quem não viu hoje, poderá ver neste dia. O Bloco da Vida, que é o maior do país, faz do Carnaval de Volta Redonda o melhor de toda a região”, elogiou Rosane.

 

       O prefeito Antônio Francisco Neto estava visivelmente emocionado com a passagem do Bloco da Vida e aplaudiu a agremiação de pé.   “Todo ano acho que não será possível superar as últimas fantasias. Mas este ano, a equipe se superou e me surpreendeu. A nossa melhor idade traz alegria e empolgação para o nosso carnaval. Eles são um exemplo de vida para todos nós”, disse o prefeito, que fez um agradecimento especial a todos os envolvidos na realização do Carnaval da cidade.

 

      Cantando músicas dos carnavais antigos, como marchinhas e sambas enredo, o Bloco O Cordão da Bola Preta encerrou o carnaval antecipado de Volta Redonda por volta das 3 horas da madrugada de domingo.

 

        HISTÓRIA – O Bloco da Vida nasceu em 1999 para homenagear os idosos de Volta Redonda – homens e mulheres que ergueram a cidade – dando-lhes uma grande opção de lazer. Uma ideia do jornalista Oscar Cardoso resultou naquilo que há de mais brasileiro: o Carnaval. No primeiro ano desfilaram na Ilha São João 300 foliões, hoje já são mais de 1,5 mil participantes, a maioria participante dos programas voltados para a Terceira Idade oferecidos pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio das secretarias municipais de Ação Comunitária e de Esporte e Lazer. Todos os anos, um CD é produzido com a música campeã escolhida através do concurso do samba enredo. O bloco não concorre com as outras agremiações e desfila no sábado e na terça-feira de Carnaval, na Ilha São João.

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444