Moradores do Rústico ganham UBS reformada

 

        O prefeito Antônio Francisco Neto e a secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, inauguraram nesta terça-feira (dia 24), a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Gaspar Abreu Magalhães, no bairro Rústico. Orçada em R$ 61.944,84, a nova unidade tem potencial para atender cerca de R$ 1,5 mil moradores do Rústico, Santa Tereza, Bela Vista, entre outras localidades próximas.

 

        O espaço conta com recepção, sala administrativa, consultórios médicos, salas de vacina, reuniões e curativos, cozinha, farmácia, banheiros para funcionários e pacientes, área para atividades de Educação em Saúde. A UBS Rústico conta ainda, em sua estrutura, com uma equipe composta por enfermeiro, um profissional para o setor administrativo, dois técnicos de enfermagem, dois recepcionistas, um auxiliar de serviços gerais, três médicos clínicos, um médico pediatra e um médico homeopata.

 

         Nesta unidade, os serviços ofertados serão diversos e vão desde o acolhimento, à aplicação de vacinas, atendimento clínico, pediátrico, ginecológico, pré-natal, prevenção do câncer ginecológico e de mama. As equipes de saúde realizam ainda consulta de enfermagem, dispensação de medicamentos, curativos, teste do pezinho, nebulização, aferição de pressão arterial e glicemia, grupos educativos, além de marcação de exames e consultas para especialistas.

 

INAUGURAÇÃO – A inauguração foi acompanhada por familiares do homenageado, José Gaspar Abreu Magalhães, que não pouparam elogios à rede pública de saúde de Volta Redonda. Um deles, o filho de Gaspar, Sérgio Nogueira, considerou a Saúde Pública da Cidade do Aço como uma das melhores do país. “Já percorri diversas localidades e, por isso, me sinto seguro ao garantir que o SUS, em Volta Redonda, funciona e atende a todos com qualidade e agilidade”, ressaltou Nogueira.

 

        O prefeito Antônio Francisco Neto reforçou os elogios à Saúde Pública de Volta Redonda e voltou a afirmar que no SUS da cidade é possível consultar com especialistas em um tempo menor do que o estipulado pelos planos de saúde da rede privada.

 

        “A nossa cidade tem praças, ruas asfaltadas unidades de saúde modernizadas e hospitais públicos de qualidade, mas é preciso continuar caminhando e, por isso, não medimos esforços para que novas obras sejam concluídas e entregues à nossa população”, enfatizou o prefeito, lembrando que na próxima sexta-feira, haverá a inauguração de mais uma unidade de Saúde, no bairro São Lucas.

 

        A exemplo do prefeito Neto, a secretária de Saúde, Marta Magalhães, ressaltou a importância das reformas e modernização das unidades de saúde, que se tornam primordiais para o acolhimento ao usuário. “A comunidade dá vida a unidade e precisamos que este espaço esteja com ambiência adequada para que possamos acolher nossos usuários com qualidade e eficiência no atendimento”, concluiu Marta. A inauguração contou ainda com a presença do presidente da Associação de Moradores do Rústico, Luiz Milagres, representantes do Conselho Gestor, funcionários da saúde e moradores.      

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444