15 mil pessoas assistem desfiles do Bloco da Vida e Beija-Flor na Vila Santa Cecília

Volta Redonda ganhou um novo Carnaval na noite deste domingo (dia 1º), com a realização dos desfiles do blocos Os Caretas, do Bloco da Vida e da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis. O público, cerca de 15 mil pessoas, segundo a coordenação do evento, lotou a rua 14, na Vila Santa Cecília. A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) montou uma grande estrutura para controlar o trânsito com a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) e agentes da Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários), disponibilizou banheiros químicos, ambulâncias, policiamento com a presença da Polícia Militar e segurança particulares. 

         Os desfiles começaram por volta de 21 horas, com a entrada dos foliões do Bloco Os Caretas. “Nós, desde 1980, fazemos questão de participar do Carnaval de Volta Redonda e neste ano optamos por trazer um bloco de embalo e a nossa bateria. A nossa intenção é contribuir e fazer um carnaval com muita alegria”, disse um dos fundadores dos Caretas, Firmino Gomes, o Sr. Pedrinho da Sessenta.

         A Rua 14 foi completamente preenchida com o desfile dos 1,5 mil componentes do Bloco da Vida, considerado o maior bloco carnavalesco com pessoas da terceira idade do Brasil. Dona Ivonete Lopes, de 63 anos, contou que desfila no bloco há 11 anos e afirma que sua vida está renovada.  “Eu me sinto jovem. Estou vivendo de novo, pois sempre ficava doente e tinha depressão, mas agora melhorei 100 por cento”, disse a dona de casa, acrescentando que suas atividades como balé, jazz e participação no grupo de convivência da Terceira Idade se concentram no ginásio poliesportivo do Siderlândia. Maria Aparecida da Fonseca, de 56 anos, sai há seis na comissão de frente do Bloco da Vida. “Eu desfilei no Carnaval antecipado e agora fiz questão de voltar. Me enche de orgulho estar aqui hoje. O Bloco faz muito bem pra gente, pois me dá mais prazer em viver”, disse, sendo, em seguida, convocada pelos coreógrafos para começar a desfilar.

         O Bloco apresentou o enredo “Lendas Fabulosas de Reinos Escondidos e Mundos Perdidos”, segundo explica o carnavalesco Paulo Bernardo. “As 11 alas e os quatro carros alegóricos falam destes reinos que até hoje nós procuramos. Com superação de todos da equipe nós conseguimos trazer um desfile muito bonito e empolgante”, comemora. A coordenadora do Bloco, Fátima Martins, elogiou todos os envolvidos na realização do desfile. “Alcançamos este resultado, pois todos da equipe têm o comprometimento com o Bloco da Vida”, disse Fátima.

O aposentado Sílvio Luiz Paschoeto, 62 anos, disse que era a primeira vez que acompanhara o Carnaval de Volta Redonda. “Foi maravilhoso ver a alegria e a empolgação da Terceira Idade”, disse Sílvio, que estava ao lado da esposa.  “Eles vem pra emocionar e eu fiquei encantada. É lindo ver as pessoas idosas com toda a esta empolgação, já que eu também estou nesta idade”, destacou a dona de casa Ana Maria Paschoeto.

         Já era por volta de 23 horas, quando entrou na Rua 14, ovacionada pelo público, e com uma grande queima de fogos, a Escola campeã do Carnaval Carioca, Beija-Flor de Nilópolis. A beleza das fantasias, principalmente as máscaras da comissão de frente impressionou o público, que também sabia de cor o samba enredo.  A escola, que este ano homenageou o país africano, Guiné Equatorial, trouxe mais de 300 componentes de diversas alas, como mestre-sala e porta bandeira, a velha guarda e a bateria nota 10 da agremiação.  “Este pós carnaval superou as nossas expectativas. Todos deram um show, tanto o Bloco da Vida como a Beija-Flor, que, sem dúvidas surpreendeu a todos. Tudo deu muito certo” avaliou a secretária de Cultura, Rosane Gonçalves.

         Acompanhando todos os desfiles, no palanque, o prefeito Antônio Francisco Neto, a todo tempo era cumprimentado pelo público e os integrantes dos blocos. Além disso, Neto também fora muito saudado pelos passistas da escola Beija-Flor. “Muito me orgulha em ver este grande público aqui na Vila. Volta Redonda fez este ano um Carnaval Antecipado e tivemos a aprovação de todos. E hoje, todos tem a oportunidade de ver novamente o Bloco da Vida, que é um exemplo de vida e disposição pra todos nós. Eles desfilam sempre com um sorriso no rosto”, disse Neto, que aproveitou para agradecer também a campeã Carioca por ter se apresentado em Volta Redonda.  “Fechamos o nosso Carnaval com chave de ouro”, completou o prefeito.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444