Guarda Mirim inicia a sua 11ª turma

 

       A 11ª turma da Guarda Mirim de Volta Redonda começou as suas atividades esta semana e terá a duração de cerca de três meses. São 50 estudantes de escolas públicas, com idade variando entre 8 e 11 anos, e foram escolhidos junto com a Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária), através dos Cras (Centro de Referência e Assistência Social). As turmas são divididas em manhã e tarde, com 25 alunos cada.

 

         Com carga horária de 280 horas, o projeto foi criado através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Volta Redonda e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, com o objetivo de prevenir a violência e a criminalidade. Após o sucesso alcançado com o primeiro projeto, muito elogiado pelos participantes e pelos pais e responsáveis, o comandante da Guarda Municipal, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, decidiu continuar com a Guarda Mirim, dando oportunidade aos inúmeros estudantes que entraram em contato com a GMVR, interessados em fazer parte do projeto.

 

“Vamos continuar a passar para as crianças as noções de Planejamento familiar; Primeiros socorros; Ética; Direitos Humanos e Cidadania; Prevenção ao uso de entorpecentes; Defesa do patrimônio; Prevenção da violência doméstica; Saúde pública; Educação no trânsito; Prevenção ao uso de drogas (lícitas); Oficina do esporte, entre outras disciplinas, para que se tornem multiplicadores nas suas escolas e famílias”, disse o major Luiz Henrique.

 

         O projeto conta ainda com outras atividades, pois além da parte teórica têm aulas de primeiros socorros, ministrada em parceria com a Cruz Vermelha, bem como trabalham com a realização de blitzes educativas, com a distribuição de panfletos sobre educação no trânsito e também contra a dengue, desta vez indo até as casas das pessoas para falar sobre a prevenção. O projeto Guarda Mirim agora é incluído no projeto Piloto Cidadão, com aulas no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, de onde os alunos saem com certificados de participação.  

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444