Moradores prestigiam entrega de novo CRAS Dom Bosco

         O prefeito Antônio Francisco Neto, o vice-prefeito, Carlos Roberto Paiva, e o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, entregaram na manhã desta quinta-feira (dia 12) o novo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Orozimbo Ferreira da Silva, do bairro Dom Bosco, localizado na Rua Deodoro da Fonseca. A unidade, que tinha uma estrutura muito antiga, composta apenas por uma sala e dois banheiros, recebeu investimento de R$ 455 mil. A nova estrutura permitirá a implantação de novos projetos.

 

         Hoje, a unidade conta com uma recepção, sala de atendimento técnico, salão para reuniões, cozinha ampla, duas salas multiuso para oficinas, banheiros, dois jardins de inverno e pátio externo. Além de telecentro, com 10 computadores para acessos a internet e trabalhos escolares, um auditório para 150 pessoas, uma cozinha escola que vai oferecer cursos de culinária e duas salas para diversos cursos visando geração de renda e inserção dos usuários.

 

         O prefeito Antônio Francisco Neto afirmou durante a cerimônia que a área de assistência social é bem sucedida em seu governo e agradeceu ao secretário Munir e a equipe da Smac pelo trabalho desenvolvido na cidade. Citou ainda a presença maciça dos participantes do grupo de convivência na inauguração, comprovando a importância da obra para a comunidade. Além disso, Neto lembrou os outros investimentos feitos no bairro Dom Bosco, destacando a atuação do presidente da associação de moradores, João Lopes Sobrinho, o Sr. Joãozinho. “Hoje, vocês estão ganhando um novo CRAS. Na última semana, o bairro ganhou uma unidade de saúde reformada e ampliada; agora, o Centro Municipal de Educação Infantil, que também está sendo ampliado, está quase pronto. E, recentemente, foi entregue uma escola e um centro esportivo com quadra e campo de futebol”, lembrou Neto.  

 

         Paiva que o bairro Dom Bosco é formado por moradores atuantes na comunidade. “Por isso, são mais que merecedores de uma obra social como o CRAS ampliado”, disse. O secretário Munir Francisco citou números que comprovam o destaque do município de Volta Redonda em assistência social. “Nós somos os primeiros no Brasil em número de CRAS por habitantes: temos 32 unidades. E só não consideramos a do Dom Bosco uma nova porque não quisemos. A unidade cresceu tanto. Vamos atender mais de três mil famílias”.

 

         O conforto das instalações do CRAS Dom Bosco foi aprovado pelo casal Maria Aparecida e José Cícero Araújo, que participam do Grupo de Convivência Viver é Querer há cinco anos, que também fez questão de elogiar a equipe coordenada pela Renísia Cristina de Almeida do Valle. E também pela Lúcia Helena Gomes Simplício, que frequenta o CRAS do bairro para diversas atividades.    Mas, além das novas instalações, também chamou atenção os elogios feitos ao Sr. Orozimbo Ferreira da Silva, que dá nome à unidade. Ele foi citado por quase todos que discursaram. Em nome da família, falou seu filho, Flávio Antônio da Silva, que disse que o pai veio ao mundo para ajudar aos outros. Paiva, em seu discurso disse quase o mesmo lembrando que naquela época, na falta de médico, era o Sr. Orozimbo que era procurado – ele era proprietário de farmácia. Ao final da cerimônia, o prefeito Neto homenageou a viúva, Francisca de Moraes da Silva, com flores.

 

PRESENÇAS – Participaram na cerimônia de inauguração do CRAS Dom Bosco, representando a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, a assistente social Mônica Duriez; o diretor do Cense Degase Adriano Guedes; as secretárias municipais de Cultura, Rosane Mendonça, e de Políticas Públicas para Mulheres, Glória Amorim; o presidente do Furban (Fundo Comunitário de Volta Redonda), Marco Antônio Marques; além da coordenadora dos CRAS do município, Cláudia Novaes; e de representantes da cooperativa de materiais recicláveis Folha Verde.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444