Espaço Zélia Arbex sedia 7ª exposição do Bloco da Vida

        

         A população de Volta Redonda tem mais uma oportunidade de conferir o que foi apresentado pelo maior bloco carnavalesco da Terceira Idade do Brasil - o Bloco da Vida - no Carnaval de Volta Redonda em 2015. Foi aberta na noite desta quinta-feira (dia 19), uma exposição com os materiais do desfile – fantasias, adereços de cabeça e fotografias – no Espaço das Artes, Zélia Arbex, localizado no térreo do Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília. A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto, da secretária de Cultura, Rosane Gonçalves, da coordenadora do Bloco, Fátima Martins, do carnavalesco, Paulo Bernardo, do coordenador do projeto no Banco da Cidadania, Paulo Afonso da Silva, do assessor do governo, José Eduardo de Resende, além de componentes do bloco e familiares.

 

       Quem visitar a mostra, que fica aberta até dia 05 de abril, diariamente, das 10 às 19 horas, verá 25 manequins com as fantasias do tema deste ano “Lendas Fabulosas de Reinos Escondidos e Mundos Perdidos”, dez adereços de cabeça, as 100 fotografias coloridas em formato 40X30 centímetros e o vídeo de 4 minutos que faz um resumo dos melhores momentos do Carnaval do Bloco da Vida nos desfiles da Ilha São João – que neste ano foi antecipado, no dia 7 de fevereiro – e na Vila Santa Cecília, em 1º de março. “O Zélia Arbex está preparado para levar o clima do Carnaval para quem vier visitar. O tempo todo estará sendo exibido o vídeo e o áudio do samba enredo deste ano. Mais uma vez a coordenação do Bloco da Vida se superou e todo o conjunto está lindo”, disse a secretária de Cultura, Rosane Gonçalves.


       “Parte das 11 alas, que lembraram reinos fantásticos como Atlântida, Lemuria, Avalon, Eldorado, Shangrilá, Ilha Brasil e Agarthi, além de Guerreiros Celtas, estão aqui no Espaço das Artes”, explicou o carnavalesco, Paulo Bernardo, destacando que a exposição e os desfiles são o resultado de um trabalho da equipe.  

 
       De acordo com Fátima Martins, coordenadora do Bloco da Vida, este ano foi o 17º desfile e a sétima exposição do Bloco da Vida. “Esta exposição é o fechamento do trabalho do desfile deste ano. Mais uma vez agradeço ao comprometimento de todos com o Bloco e principalmente aos idosos que fizeram um bonito desfile e nos encheram de orgulho”, disse Fátima, que dá uma dica sobre um possível tema para 2016, quando o Bloco da Vida completa 18 anos. “Ano que vem a melhor idade está completando a maioridade e provavelmente vamos desenvolver este enredo, que já está em estudo”, disse.


       Também visitando a exposição, dona Janice de Arruda, 66 anos, contou que desfila no bloco há mais de 10 anos. “Vim aqui hoje para matar a saudade do carnaval. Fico feliz em ver tudo que está exposto aqui e em saber que a população, que não pode ir aos desfiles, vai poder ver as nossas fantasias”, disse a aposentada. Maria Catarina Soares, 65 anos, exibia com orgulho uma fotografia dela como destaque no carro que falava de Atlântica, um continente perdido. “Durante o desfile me transformo em uma menina e esqueço todos os meus problemas. Depois que entrei no Bloco, a minha vida mudou”, declarou a aposentada que disse estar encantada com a exposição.  


      Após beijar sua mãe, Dona Munira, o prefeito Neto começou o seu discurso parabenizado as mulheres do Bloco da Vida, pela participação na agremiação e pelo mês das mulheres.  “Com mais esta exposição estou certo que fizemos um grande Carnaval na cidade. O Bloco da Vida mostrou mais uma vez que é um exemplo de vida para todos nós”, disse o prefeito, que aproveitou para lembrar que mais de 15 mil pessoas com idade acima de 50 anos participam dos programas da Melhor Idade em Volta Redonda. “Não tenho dúvidas que os idosos melhoraram a saúde, estão mais ágeis, aumentaram a autoestima e com isso, aumentamos a expectativa de vida da população em 10 anos. Parabéns a todos pelo trabalho”, completou Neto.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444