Idosos do Centro Dia ganham festa em comemoração à Páscoa

      

       Durante toda esta quarta-feira (dia 1º), os 47 usuários atendidos pelo Centro Dia do Idoso, da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) participaram de várias atividades em comemoração à Páscoa. Na parte da manhã, os assistidos encenaram um teatro sobre a páscoa e em seguida tiveram um almoço especial. Já na parte da tarde, a confraternização foi animada por um baile do cantor Éliton, da dupla Éliton e André, que se apresenta como voluntário, todas as quartas-feiras, na instituição. Houve ainda a distribuição de um bolo e chocolates para todos os idosos no encerramento das atividades.  

 

       As comemorações acontecem em todas as datas importantes, segundo explica a coordenadora do Centro Dia, Roselene Pisaneschi. “Com as atividades próximas as datas nós conseguimos inserir os idosos e explicar a eles os motivos das comemorações”, disse a coordenadora, lembrando que a maior parte dos assistidos frequenta o Centro Dia em dias alternados e esta é uma maneira para que todos se encontrem. “A gente vê que eles ficam muito felizes nestes encontros, que ajudam muito na socialização deles” completou a coordenadora.

 

       Frequentador diário da instituição, Alfredo Gésio Olegário, 67 anos, deficiente visual em decorrência da diabetes, disse que com o projeto do Centro tem a vida renovada a cada dia. “Pra mim, é uma benção ter estas atividades todos os dias. Gosto muito das comemorações da Páscoa, pois ela simboliza a passagem da vida, morte e ressurreição de Cristo. Sem Jesus não somos nada”, disse o idoso.

 

A idosa Aparecida de Souza, 72 anos, que teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) há oito anos, disse que com o atendimento no Centro Dia ela se sente recuperada e muito feliz. “Venho aqui há quatro anos e a minha recuperação foi graças ao trabalho dos cuidadores. Considero aqui a minha segunda casa e a festa de hoje está maravilhosa”, contou Dona Aparecida, que em seguida cantarolava as músicas de sua época junto com o cantor Éliton.

 

       Para a diretora do Departamento de Proteção Especial (DPE) da Smac, Denise Alves, que também participou do almoço no Centro Dia, o maior objetivo destas comemorações é proporcionar autonomia e vivência para os idosos atendidos. “Queremos que cada vez mais eles sejam inseridos na sociedade, até porque todos eles tiveram a violação dos direitos ou estão em situação de vulnerabilidade e requerem cuidados permanentes ou temporários. Esta troca de experiência entre eles é muito importante, pois eles se interam uns com os outros”, completou a diretora.

 

      A Instituição - O Centro Dia do Idoso, órgão da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) atende pessoas em situação de semi abandono ou violação de direitos.  O Centro funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. O órgão da Smac defende os direitos da pessoa idosa dando-lhes assistência diária: a maioria é levada por familiares para passar uma boa parte do dia na companhia de outras pessoas. A equipe do Centro Dia é formada por psicólogos, fisioterapeutas, assistente social, oficineiros, pedagogos, cuidadores de idosos, cozinheiros, ajudantes de cozinha, motorista e serviços gerais.

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444