Sede do projeto Volta Redonda Cidade da Música recebe tratamento acústico

         No dia 1º de abril de 2015 o maestro Nicolau Martins de Oliveira comemorou 41 anos como professor de música da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). Como fundador e coordenador, ao lado da maestrina Sarah Higino, do projeto Volta Redonda, Cidade da Música – que atende mais de 4,6 mil alunos da rede municipal com aulas de música – Nicolau afirmou que é uma data especial, em que ele viu se concretizar o sonho que chama de “ápice do projeto”, com o fim das obras de tratamento acústico da sede do Volta Redonda, Cidade da Música, na Rua Graham Bell, na Vila Mury. O trabalho feito em 45 dias por uma empresa de Belo Horizonte, sendo concluído na última sexta-feira (dia 3). A sede do projeto – um investimento de R$ 1,2 milhão - entra agora na fase final de acabamento, e a mudança deve ter início já em maio, com o prédio entrando em pleno funcionamento a partir do mês de julho.
         Na última quarta-feira (dia 8), o maestro fez uma visita à sede do projeto para verificar o andamento das obras. Quando estiver em funcionamento, a sede estará aberta de segunda às sextas-feiras, de 7h às 22h, nos sábados das 7h às 19h, e aos domingos, o espaço será utilizado para concertos.
“Os alunos e monitores terão liberdade para vir e estudar sempre que quiserem, porque as aulas continuam também nas escolas municipais. A nova sede dará uma visibilidade muito maior ao projeto de ensino de música nas escolas públicas, além de oferecer uma nova estrutura para receber os estudantes, desenvolver as nossas atividades musicais e guardar os instrumentos. A sede é a ponta de uma pirâmide”, comparou o maestro Nicolau Martins.  
          

Tratamento - O tratamento acústico de todas as salas de música, ensaios, e estúdio de gravação, estão prontas, isolando o som entre uma sala e outra e também para evitar o vazamento de som para os imóveis vizinhos. A maior sala de ensaios para a banda, orquestra, e sessões de música de câmera, podendo receber um público de até 200 pessoas, está na entrada da sede, localizada de frente para a rua, com duas entradas para o público. O local também tem uma sala para abrigar dois pianos e recebeu três aparelhos de ar condicionado. As salas de música vão atender grupos maiores e grupos menores, incluindo salas específicas para o estudo dos violoncelos e contrabaixos, e sala de percussão. Os espaços criados facilitam o deslocamento dos instrumentos grandes e pesados para a sala principal de ensaios e apresentações, sem escadas ou obstáculos. A maioria das salas é dotada de banheiros femininos e masculinos.
         Nas duas salas de balé, os espelhos e apoios para os exercícios das bailarinas já estão instalados, além de banheiros e camarins.  “Nós vamos adquirir ainda mais cadeiras especiais para o público, e estantes hidráulicas que favorecem a colocação da partitura na altura certa para a leitura”, disse o maestro.  
         Alma do projeto - Na parte superior fica a maior sala, que é classificada pelo maestro Nicolau como a Biblioteca Musical, com arquivos especiais para guardar mais de 1,5 mil partituras. Por não ter portas, houve uma economia de 70% do espaço de instalação, alcançando maior capacidade. Ao lado desta sala, vai funcionar uma oficina para pequenos instrumentos, onde luthiers – especialistas no conserto de instrumentos musicais - poderão ministrar cursos para os alunos. Também há uma sala de Informática, com computadores mais potentes, capazes de rodar programas específicos para o estudo de música. Neste espaço, o maestro afirmou q      ue  será feita a formação de professores. Os alunos terão ainda à disposição um refeitório e uma ampla cozinha já com os equipamentos – fogão, geladeira e armários. Um espaço importante está reservado também para os maestros, na parte superior do prédio.
“É uma satisfação, uma felicidade muito grande o fruto que estamos colhendo, o reconhecimento da importância do ensino de música para essas crianças e na sua formação como cidadãs. O projeto ganha uma sede que facilitará muito a presença de músicos reconhecidos nacional e internacionalmente, para aprofundar esse intercâmbio na música, que sempre fizemos, em benefício dos jovens alunos das escolas públicas”, salientou o maestro Nicolau.
No ano passado, o prefeito Antônio Francisco Neto sancionou a lei municipal 5.017, que regulamenta as atividades do Projeto Volta Redonda, Cidade da Música, de natureza educacional e cultural, abrangendo os grupos Banda de Concerto, Banda de Metais, Orquestra de Violinos, Orquestra de Violoncelos e Contrabaixos, Orquestra de Cordas, Coro Infanto-juvenil, Ballet e Coro Sinfônico.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444