Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas lança projeto Consultório de Rua

      

 

        A Prefeitura Municipal de Volta Redonda lançou nesta sexta-feira (dia 24), o projeto Consultório de Rua, que faz parte do programa Crack é Possível Vencer, do Governo Federal. Os programas são realizados no município pela Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD), em parceria com as secretarias municipais de Saúde (SMS) e Ação Comunitária (Smac).

 

        O Consultório na Rua é constituído por uma equipe de profissionais (médicos, psicólogos, assistências sociais e agentes comunitários) que oferecem ações e cuidados de saúde para a população de rua, além de cuidados específicos para pessoas com transtornos mentais, usuários de álcool, crack e outras drogas.

 

        O consultório estará em locais de maior incidência do público alvo e as ações são em conjunto com unidades de saúde, urgência e emergência e Caps. Entre os serviços oferecidos estão atividades educativas, sociais e culturais; encaminhamento aos serviços de saúde; e ações de redução de danos desenvolvidos por usuários de álcool, crack e outras drogas.
  

        O programa Crack é Possível Vencer recebeu ainda dois carros, duas motos, armas e munições não letais, além de uma unidade móvel equipada com telas de led que viabilizam a visualização das câmeras instaladas em toda cidade, dando mobilidade ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) acompanhando todas as ações de segurança pública e também de integrar o programa Crack é Possível Vencer.
       

        De acordo com a coordenadora municipal de Prevenção às Drogas, Neuza Jordão, a unidade ficará na Praça Juarez Antunes, na Vila Santa Cecilia, onde foi detectado ser uma área com maior número de usuários de crack.
       

        “O equipamento que chega ao município significa mais um passo na implantação do programa Crack, é Possível Vencer, instituído pelo Governo Federal. O programa tem o intuito de orientar e atuar na prevenção, em especial com a juventude. Por isso, o programa envolve não só aspectos da segurança, o que é importante para toda a população, mas a atuação de outras secretarias municipais como educação, assistência social e saúde”, disse a coordenadora.
       

        Durante o evento o vice-prefeito, Carlos Roberto Paiva, lembrou que a administração municipal sempre se preocupou com a questão de segurança. “Estamos dando mais um passo importante para a história de Volta Redonda. O problema da dependência química só pode ser enfrentado com a integração de União, estados, municípios e sociedade. Com a participação de todos, podemos superar qualquer dificuldade”, ressaltou Paiva.

 

        Programa - Lançado pelo Governo Federal em maio de 2013, o programa reúne diversas ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública e, de forma complementar, ações de educação e de garantia de direitos. As iniciativas são organizadas em três eixos temáticos: prevenção, cuidado e autoridade.
       

        Em Volta Redonda o programa é realizado em parceria com a Smac e SMS através dos CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social); Albergue Seu Nadim; Centro POP; Serviço de Abordagem Social na Rua. Além dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e o Consultório na Rua.   

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444