Neto e Pezão inauguram ETE Correios na tarde de sexta-feira (dia 24)

 

         O prefeito Antônio Francisco Neto e o diretor executivo do Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), Paulo Cezar de Souza, o PC, receberam o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão para a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Gil Portugal (ETE Correios). A ETE Correios, que fica na Vila Santa Cecília, em frente à Agência Central dos Correios, na Avenida dos Trabalhadores obra representa um investimento público de cerca de R$ 27 milhões em saneamento.

         A estação vai tratar o esgoto de 21 bairros, atendendo cerca de 75 mil pessoas. Com a entrada em operação da estação de tratamento - com capacidade para tratar 140 litros de esgoto por segundo - cerca de 40% do esgoto de Volta Redonda será tratado. Em seu discurso, o governador Pezão afirmou que gostaria de ver a preocupação com o Rio Paraíba do Sul no mesmo patamar da Baía de Guanabara. “É a água do Paraíba do Sul que bebemos e tratando o esgoto que jogamos no rio estamos cuidando de nossa saúde”, disse. O secretário de estado de Ambiente, André Correia, também ressaltou a importância do Rio Paraíba do Sul para Volta Redonda e todo Estado do Rio de Janeiro como grande fornecedor de água potável e ressaltou que além de tratar o esgoto, a ETE vai proporcionar reuso da água para diversos fins.

         O vice-prefeito Carlos Roberto Paiva citou a importância do engenheiro Gil Portugal na luta pelo meio ambiente em Volta Redonda, já que ele foi um dos fundadores da Comissão Ambiental Sul e agradeceu a presença dos familiares, principalmente da viúva, Vera Portugal.

         O prefeito Neto também começou o discurso agradecendo à família do engenheiro e ambientalista. Em seguida, agradeceu o investimento do governo do estado através do governador Pezão. “Além desse investimento em meio ambiente, não posso esquecer do Hospital Regional do Médio Paraíba (HRMP) Dra. Zilda Arns, que vamos visitar ainda hoje”, citou Neto se referindo ao encontro que fariam em seguida com os demais prefeitos dos municípios do Cismepa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba) que também prestigiaram a inauguração da ETE Correios.  

         Estavam na cerimônia o prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins; de Pinheiral, José Arimathea; de Barra do Piraí, Maércio de Almeida; de Resende, José Rechuam; e o vice-prefeito de Piraí, Francisco Perota; além dos secretários de estado de Saúde Felipe Peixoto e de Obra, José Iran. De Volta Redonda estavam o presidente da Comissão de Fiscalização da obra do Hospital Regional, o engenheiro Sebastião Faria, que também é o diretor geral do SAH (Serviço Autônomo Hospitalar); a secretária de Saúde, Marta Magalhães; e outros secretários municipais de Volta Redonda e presidentes de autarquias. 

         A secretária municipal de Educação, Terezinha Gonçalves, a Tetê, coordenou a entrega de tablets para os três vencedores do concurso promovido na Rede Municipal de Ensino para escolher frases sobre a importância da ETE. O primeiro lugar ficou com “Esgoto tratado, planeta renovado!”, de Hiago Renan da Silveira, de sete anos, aluno da Escola Municipal Professora Antonieta Motta Bastos; o segundo com Vitor Hugo Viana Marques de Lima, de nove anos da Escola Municipal Wladir de Souza Telles, que escreveu “ETE, sua saúde em primeiro lugar”; e o terceiro lugar ficou com Aronda Gaspar da Silva, de 11 anos, da Escola Municipal Professora Maria Rosa Rodrigues, com a frase “Muito esgoto para tratar, em troca sua saúde e bem estar!”.   

A ETE – Paulo César de Souza salientou que a técnica utilizada – com tratamento aeróbio e anaeróbio - vai retirar cerca de 95% da carga orgânica da água, que será devolvida quase cristalina ao meio ambiente. O diretor executivo do Saae-VR explicou ainda que a água tratada na ETE pode ser reutilizada para a lavagem de praças e rega de jardins públicos, como uma medida de economia e responsabilidade ambiental. 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444