Megacidadania é Aqui na Vila Santa Cecília recebe cerca de 10 mil pessoas

 

       A edição especial do projeto Megacidadania é Aqui, realizada neste sábado (dia 9) na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, recebeu cerca de 10 mil pessoas, segundo informou a coordenação do evento, a cargo do Banco da Cidadania, projeto da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). O evento foi realizado de 9h às 15h, e contou com o apoio das equipes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), que levaram projetos como o trampolim e realizaram aulas de zumba com os visitantes. De acordo com a organização, um dos destaques foi o atendimento no Detran-RJ, que confeccionou mais de 140 carteiras de identidade. O prefeito Antônio Francisco Neto, acompanhado do deputado federal Deley de Oliveira, da secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, e assessores, visitou o local.

      Durante seis horas, a população teve acesso a vários serviços sociais e muitas atrações como shows regionais e apresentações de dança e bandas, e ainda um "aulão" de zumba, promovido pelos professores da Smel. Para atender à população foram instaladas na praça cerca de 30 tendas, que ofereceram os mais diferentes serviços gratuitos. Além disso, as crianças tiveram um espaço especial para se divertir.

        Um dos serviços prestados para a população foram as orientações da equipe técnica do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) que instruíram as pessoas sobre a seguridade social e principalmente sobre questões de aposentadoria e como se inscrever no INSS. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez palestras sobre educação em saúde e orientações sobre escovação, entre outros serviços. A Fundação Leão XIII disponibilizou a retirada de segunda via de documentos como carteira de identidade e certidões de nascimento e casamento. A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) fez atendimentos jurídicos e montou no local um salão de beleza para cortes de cabelo. Além disso, a Smac levou para as crianças o Caminhão da Brinquedolândia e um espaço infantil, com a apresentação do mágico Gustavo e os palhaços da equipe Teimosia, distribuição de pipoca e algodão doce e muitos brinquedos como cama elástica, piscina de bolas e escorregador.

        Alunos do Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa) fizeram palestras sobre alguns cursos promovidos pela instituição como recursos humanos, contabilidade, administração, odontologia e enfermagem. Advogados da Defensoria Pública do município prestaram atendimento jurídico, em uma tenda montada no centro da praça. Também houve a distribuição da farinha multimistura, produzido pela Pastoral da Criança, que contribui muito no combate a desnutrição infantil. E a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fez a doação de mudas de árvores frutíferas.

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444