Volta Redonda sedia 3ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência

 

         O Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Volta Redonda (Compede/VR) realiza nos dias 20 e 21 de maio, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Clube Comercial, no bairro Colina. O evento, que acontece em ambos os dias das 13h às 17h, terá como tema “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”. Podem participar representantes das instituições e profissionais que atendem pessoas com deficiência, pessoas com deficiência e pessoas interessadas na causa, porém é preciso fazer uma inscrição prévia pessoalmente na sede do Capd (Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência), localizado na Rua 552, nº 301, bairro Jardim Paraíba ou pelo telefone 3339-9220.

 

         Segundo a organização, a abertura do evento acontecerá às 13h30 e contará com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto e do secretário municipal de Ação Comunitária (Smac), Munir Francisco. Também está sendo aguardada a presença da presidente do Conselho Estadual para a Política de Integração das Pessoas com Deficiência, Edicléia Mascarenhas, para participar de uma mesa redonda que acontece neste dia, logo após a leitura do regimento. No segundo dia, serão apresentados trabalhos de grupos, uma plenária e feita a eleição dos delegados.

 

         A organização espera que cerca de 200 a 300 pessoas participem desta edição da conferência.  “A Conferência busca discutir os direitos da pessoa com deficiência como pessoa que tenha os direitos humanos preservados”, disse o presidente do Compede, Glauco Oliveira, destacando que Volta Redonda tem cumprido o Plano Viver Sem Limites, que são as metas indicadas pelo Governo Federal para atender as pessoas com deficiência. “Os serviços do município são na área de reabilitação, inclusão, atendimento em sala de recurso e acessibilidade”, explica e afirma que, segundo dados do IBGE, a cidade possui cerca de 20 mil pessoas com deficiência.

 

Volta Redonda atende as pessoas com deficiência por meio das diversas secretarias:

 

*EDUCAÇÃO: cerca de 600 alunos com deficiência matriculados nas escolas regulares, além das escolas especializadas Dayse Mansur e SEMEIA, para atendimento especifico aos alunos com autismo e a escola Dr. Hilton Rocha, para atendimento aos alunos com cegueira; mantém em funcionamento 10 salas de recursos multifuncionais, com uma exclusiva para atendimento aos alunos com surdez.

 

*SMAC: avaliação para concessão do Cartão Tem Social, que possibilita gratuidade no transporte publico coletivo e atendimento para pessoas com deficiência e autismo em oficinas laborativas e espaço de convivência no Centro-Dia de Atendimento a Pessoa com Deficiência/CAPD; atendimento em Residência Inclusiva, conforme Tipificação do SUAS.

 

* SAÚDE: atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial infantil e para adultos; serviço de reabilitação no Centro Municipal de Reabilitação Física/CEMURF, além de atendimentos qualificados em todas as unidades de saúde, obedecendo orientação do SUS.

 

Volta Redonda conta ainda com as ONGs, que apoiam o trabalho, disponibilizando atendimento:

 

- APAE/Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais;

 

- APADEFI/Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos;

 

- APADA/Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos;

 

- APADEM/Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais;

- COOPENEA/Cooperadores com Necessidades Especiais e Amigos;

 

- Associação de Ostomizados de Volta Redonda.

 

         Há uma grande preocupação quanto à acessibilidade no município, sempre buscando adequar prédios e vias públicas para atender as necessidades desta clientela; grande parte da frota de transporte público coletivo adaptado, conforme legislação vigente, além de uma crescente discussão em rede sobre os atendimentos.

 

Programação da Conferência:

 

Dia 20 de Maio

13h00 – Credenciamento

13h30 – Abertura

14h00 – Regimento

14h30 – Coffe Break

15h00 – Mesa Redonda 

16h30 – Perguntas

17h00 – Encerramento

 

Dia 21 de Maio

13h00 - Trabalho de Grupos 

15h30 - Coffe Break

15h45 - Plenária dos Grupos

16h30 - Eleição dos Delegados

17h00 - Encerramento

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444