Vacinação contra a gripe é prorrogada até 3 de junho

 

 

         A Campanha de Vacinação contra Gripe – Influenza foi prorrogada pelo Ministério da Saúde em todo o Estado do Rio de Janeiro até o dia 3 de junho. A medida foi adotada pelo ministério em outros 10 estados e no Distrito Federal, onde não foi atingido o percentual pretendido de imunização, de 80% do público alvo. Em Volta Redonda, de acordo com o último balanço do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), após três semanas de campanha os registros revelaram apenas 16.204 doses aplicadas, totalizando 30,44% do público previsto, número bem inferior à meta do município que espera vacinar 62.158 pessoas.

 

         O último balanço do Setor de Epidemiologia da SMS revelou ainda que os idosos estão entre os que mais aderiram à campanha de vacinação contra gripe, somando 12.649 doses aplicadas, totalizando 38,42% desse público. Logo depois surgem as crianças, com 2.411 doses aplicadas, representando 17,37% de vacinas destinadas a esse público. Profissionais de Saúde somam  627 doses e ficam com percentuais de 18,10% de vacinas aplicadas. A menor procura pela vacina está entre as gestantes que, somam apenas 389 vacinas aplicadas, totalizando 15,30% desse público. 

 

         A campanha é destinada a crianças entre seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, em qualquer idade gestacional, mulheres no período pós-parto (até 45 dias), idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas e pessoas privadas de liberdade. A vacina contra a gripe é contraindicada somente para pessoas com histórico de reação alérgica grave ocorrida em doses aplicadas anteriormente e com alergia grave relacionada ao ovo.

 

         O objetivo da vacinação contra gripe é reduzir as complicações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, inclusive o subtipo H1N1. Esta é uma doença respiratória de origem viral, altamente contagiosa, levando a altas taxas de internações e óbitos, sendo um problema de saúde pública mundial.  A vacinação acontece em todas as Unidades de Saúde da Rede da Atenção Básica (UBS e UBSF) de Volta Redonda, das 8 às 17 horas

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444