Bairro São Geraldo recebe unidade de Centro de Atividades Múltiplas

 

        O prefeito Antônio Francisco Neto e o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, receberam o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, para a inauguração do Centro de Atividades Múltiplas (CAM) do São Geraldo, na Rua Capitão Benedito Lopes Bragança, nº 787. A unidade, que abriga a Faetec Digital – que também foi ampliada - terá o nome de Isabel Cezário da Silva, ex-moradora do bairro por 60 anos e engajada em obras religiosas na Igreja do bairro São Geraldo e de Nossa Senhora Aparecida.

 

        De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Básica (DPB) da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), Rosane Marques, o CAM funciona em conjunto com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Monte Castelo e vai atender a cerca de 1,8 mil famílias que residem no São Geraldo. No local, serão oferecidas oficinas de trabalho – cabeleireiro, pintura em tecido, manicure, bombeiro hidráulico e geração de renda, reuniões da comunidade e grupos da melhor idade, além de lazer, atividades de esportes e cultura. Os CAMs são construídos sempre que a demanda for, em média, até 5 mil famílias. Rosane aproveitou para apresentar a coordenadora do CAM São Geraldo, Gilcéa Ferreira Silvério Machado, e toda a equipe da unidade.

 

        O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, lembrou que o CAM São Geraldo é mais uma conquista da população de Volta Redonda que conta hoje com 33 CRAS (Centros de Referência em Ação Social). “O nosso município é, em relação ao número de habitantes, o que tem maior número de CRAS de país”, reafirmou Munir, lembrando que este era o terceiro CAM a ser inaugurado. O prefeito Neto, que discursou em seguida, fez questão de ressaltar que outros três estão em obras e outro vai começar a ser construído, sem contar o CRAS Coqueiros que será entregue reformado e ampliado para a população no próximo dia 23.

 

        O prefeito continuou agradecendo a parceria com o governo do estado através do secretário Gustavo Tutuca. O secretário reafirmou que a parceria de Volta Redonda com o governo do estado é de sucesso e citou que a Faetec Digital do bairro São Geraldo, com apenas seis computadores, tem um dos maiores números de acessos à internet do Estado do Rio. De acordo com Tutuca, esse número mostra confiança dos moradores com o serviço público. Além disso, ele anunciou a ampliação do serviço com a implantação de mais nove computadores e a oferta de cursos de formação à distância o que vem a somar com a ideia de geração de renda do CAM.

 

        O presidente da Associação de Moradores do São Geraldo, Fábio Sérgio da Silva, agradeceu a implantação do CAM por acreditar que os serviços da unidade vão melhorar a qualidade de vida dos moradores; Sônia Regina Silva de Paula Machado, filha de Izabel da Silva, falou pelos três irmãos e pelo pai José Silva, que está internado com problemas de saúde. “Fico muito emocionada e agradecida. Tenho certeza que o nome de minha mãe é perfeito para este local. Ela era uma pessoa de coração aberto, sempre disponível para a comunidade”. O ex-vereador Fábio Bochecha, que sugeriu o nome ao local, também se disse emocionado e agradeceu a Neto e Munir pela implantação do CAM no bairro. O vereador Adão Henrique, que também prestigiou a inauguração, afirmou que esta inauguração só confirma que o município está muito bem assistido pela Secretaria de Ação Comunitária.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444