Capd comemora 30 anos de inclusão social

 

 

        O Centro Dia de Atendimento a Pessoa com Deficiência (Capd), que funciona ao lado da Escola Municipal Dayse Mansur, no bairro Jardim Paraíba, comemorou nesta quinta-feira (dia 16), 30 anos de funcionamento. A data foi festejada com um café da manhã com a presença do prefeito Antonio Francisco Neto, do secretario municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, da diretora de Proteção Especial da secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), Rosane de Carvalho, e a gerente da unidade Elizabeth Melo Silveira dos Santos, além de funcionários, usuários e seus familiares. O Capd é administrado pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac).
        

        Além dos parabéns puxado pelo prefeito Neto, o gingle da cidade - “Volta Redonda é nossa paixão” - fez sucesso entre os usuários e familiares, que ensaiado pelo coro de usuários do Capd, teve bis. O evento foi marcado pela emoção na hora dos discursos, principalmente pelo trabalho de referência na área social que é feito no dia a dia pelo Capd, que recebe pacientes com deficiências médias em situação de dependência, de média complexidade no âmbito da Proteção Social Especial e aqueles em situação de risco, ou de abandono. Todos participam de mais de uma dezena de oficinas na sede do centro.
        

        O período de dedicação a essas pessoas, que começou a partir de 1985 com a criação do Centro, foi destacado pela gerente Elizabeth, que está há 10 anos na gerência do órgão público.

 

        “Hoje é um marco no atendimento à pessoa com deficiência na nossa cidade. O futuro será fortalecer a articulação com outras secretarias, visando as parcerias para qualificar cada vez mais o atendimento aos usuários. O mais importante é olhar na sua amplitude e reforçar as parcerias com a saúde, educação e demais órgãos públicos”, frisou. Ela concluiu que “a família Caped”, numa referência aos funcionários da sua equipe, se dedica ao lugar e o transformou num “espaço de carinho, amor e de alegria para usuários e os familiares”.
        

        O secretário Munir Francisco disse que Volta Redonda virou referência nacional com os 33 CRAS nos bairros e três CAM (Centros de Atenção Múltiplas) e que o Caped é destaque no trabalho de inclusão social, “graças à competência da equipe que foi montada no Centro”, que hoje faz capacitação nas oficinas de jornal, cerâmica, mosaico, artesanato, bijuteria, pintura, tapeçaria em retalho, marcenaria, convivência, saídas socioeducativas, atividade física e oficina de psicomotricidade. “O prefeito Neto tem investido forte na área de assistência social e Volta Redonda vem avançando cada vez mais”, enfatizou.

 

APROVAÇÃO – A diretora da Smac, Denise Alves de Carvalho, agradeceu a dedicação da equipe que faz os trabalhos com os usuários. “Vocês sabem escolher e escutar e trouxeram alegria para este lugar”.

 

        Familiares dos usuários ouvidos elogiaram a evolução do trabalho feito junto aos parentes, usuários do Capd. “O meu irmão, Sergio José, de 55 anos, está aqui há cerca de 15 anos. Ele é muito bem atendido, a equipe faz um trabalho excelente com ele”, diz Ricardo Santos. O casal Margareth Vasconcelos e Gílson Novaes, disse que a filha Aline, de 29 anos, que está sendo atendida a cerca de 9 anos no Capd, fez grandes progressos.

 

        “Eles são organizados, atenciosos, e minha filha gosta muito daqui. Está fazendo oficina de bordado, jornal e pintura. Nós a trazemos na parte da tarde, das 13h às 16h20 e estamos satisfeitos com a equipe do Centro pela dedicação”, ressaltou Gílson. Ivete Selvati disse que o enteado, Alessandro Alves, de 28 anos, autista, já frequenta o Capd há cerca de 8 meses, e já teve uma mudança radical. “Quando ele chegou estava agressivo, hoje é outra pessoa. A sua frequência é de três vezes por semana, está calmo e desenvolve várias atividades aqui. Estamos muito felizes com o seu progresso, o seu desenvolvimento. É outra pessoa e isto melhorou a nossa vida”, afirmou Ivete.
        

        Durante o evento foi passado um vídeo de 9 minutos com depoimentos de funcionários, familiares e usuários mostrando o dia a dia no Caped. O grupo de forrá G3 fez a apresentação musical. Um diversificado café da manhã foi oferecido a todos, depois do descerramento pelo prefeito Neto e usuários da placa comemorativa pelos 30 anos de funcionamento do Capd. Anualmente, o Capd ganha visibilidade do seu trabalho com uma exposição dos mosaicos e artesanatos produzidos pelos usuários do centro, no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília.

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444