Samu e Corpo de Bombeiros passam a fazer a regulação das chamadas para a Central de Ambulâncias de Volta Redonda

        A partir dessa semana todas as solicitações de ambulâncias em Volta Redonda passam a ser reguladas pelo Serviço de Atendimento Médico (Samu), através do número 192. De acordo com o coordenador de enfermagem do Samu, José Luiz da Silva, o serviço era prestado até agora pela administração municipal.

 

      “Volta Redonda conta com uma estrutura muito boa e é o único município do Médio Paraíba a ter uma central de ambulância e resgate. Por isso o serviço era realizado, até então, pela administração municipal”, disse o coordenador, enfatizando que com a mudança quem ganha é a população, que passa a ter um atendimento regulado por um médico, que fará a triagem dos casos ainda na chamada telefônica. A adequação, segundo o coordenador, está regulamentada por duas portarias do Governo Federal: a primeira delas (número 2.048, de 2012) regulamenta o atendimento pré-hospitalar; e a segunda (2.657 de 2004) regulamenta o processo de regulação.

 

       O serviço, que conta com uma equipe composta por telefonista, médico e operador de frota e seis ambulâncias - três do Samu e três da PMVR - funcionará durante 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com ele o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.

 

      O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar e o socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação, que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Este profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente, designa uma ambulância de suporte básico de vida ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel.

 

      CENTRAL - Segundo o coordenador da Central de Ambulância da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Marco André Magalhães, os atendimentos de emergência poderão ser realizados também pelo Corpo de Bombeiros, através do telefone 193. “A partir de agora esses são os telefones em que a população deve recorrer para solicitar atendimento. Juntos, estaremos cuidando melhor ainda dos nossos usuários”, disse o coordenador.

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444