VR Empregos movimenta o mercado de trabalho na região

       

       Prestes a completar um mês em que o Projeto VR Empregos ganhou uma unidade física na Subprefeitura do Retiro, cerca de 30 pessoas vem procurando o serviço diariamente. Lançado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) em maio de 2010, o site VR Empregos já ofereceu quase 3 mil vagas de empregos em Volta Redonda e na região. Deste total, mais de 2 mil profissionais foram contratado.

 

       O site é mais uma ferramenta para que empresas e profissionais interessados em conseguir um trabalho possam entrar em contato. No VR Empregos os profissionais e empresas se cadastram indicando as suas qualificações (no caso dos profissionais) e as vagas disponíveis, com um perfil específico (no caso das empresas). O endereço virtual da página é www.vrempregos.com.br, mas o acesso também pode ser feito através de link no www.portalvr.com.   

        

        Entre os profissionais cadastros estão trabalhadores nas áreas industrial, de engenharia, informática, suprimentos, administrativa, agricultura, pecuária, veterinária, artes, arquitetura e design, comércio e vendas, comunicação, educação, financeira, hotelaria e turismo, jurídica, saúde, serviço social, telemarketing, entre outros.

 

         Atualmente estão cadastradas no VR Empregos cerca de 914 empresas e 33 mil trabalhadores - com quase 3 mil estagiários e 211 portadores de deficiência. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jessé de Hollanda Cordeiro Junior, o VR Emprego é uma ferramenta útil pela facilidade que proporciona para o empregado e o empregador.

 

        “Já alcançamos resultados bastante significativos, como o reconhecimento dos usuários de uma ferramenta segura, funcional e, principalmente, gratuita. Além disso, o VR Emprego permite que a administração municipal conheça o perfil dos profissionais de Volta Redonda, e assim possa traçar políticas para melhorar a qualificação desses profissionais”, afirmou o secretário.

 

        Os profissionais podem cadastrar seus currículos e procurar vagas disponíveis nas empresas parceiras do site. Por enquanto, as principais parcerias são a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e empreiteiras que prestam serviço à empresa, que utilizam o banco de dados do site para efetuar suas contratações.

 

        O VR Empregos também tem notícias atualizadas periodicamente sobre a situação do mercado de trabalho na região; dicas para melhorar o dia a dia dos profissionais já inseridos no mercado; e ainda informa sobre cursos para qualificação profissional e concursos. O VR Empregos foi desenvolvido em parceria entre a SMDET, Banco da Cidadania, e o Conselho Municipal do Emprego, com apoio de entidades como o Sebrae, CDL, Aciap, Sicomércio e Metalsul.

 

        De acordo com o coordenador da Subprefeitura do Retiro, Mauricio Monteiro, o Porreca, desde que o VR Emprego instalou uma equipe no local a procura vem aumentado gradativamente.

 

        “Estamos em um bairro onde está concentrada a maior parte da população de Volta Redonda e as pessoas vinham nos procurar para se informar sobre vagas de emprego. Nessa região tem muitas pessoas carentes e a administração municipal tinha como objetivo facilitar a vida dessas pessoas, trazendo esse serviço para perto da sua residência”, disse ele, lembrando que a Subprefeitura possui também um auditório com capacidade para cerca de 100 pessoas que fica disponível para que as empresas façam treinamentos com os novos contratados.

 

        Segundo a recepcionista do VR Emprego, Aline Gomes Alexandre, o projeto cumpre muito bem o papel do elo entre a empresa e o candidato. “Alimentamos o site e as empresas cadastradas visualizam os currículos, então elas entram em contato com os candidatos. Entre as funções mais procuradas estão as de operador de ponte rolante, mecânico montador, soldador, entre outras. Aqui orientamos como funciona o site, fazemos a captação dos currículos impressos e o cadastro no site”, explicou.

 

        Para o soldador Romário de Paiva Silva, 27 anos, morador do bairro Siderlândia e que está desempregado há 7 meses, o VR Emprego é uma ferramenta muito importante para buscar a recolocação no mercado de trabalho. “Busco emprego sozinho, mas saber que posso contar com um serviço como esse me deixa mais tranquilo. O mercado não está muito animador, mas tenho certeza que com essa ajuda eu voltarei a trabalhar. A primeira coisa que a atendente me disse foi que o meu currículo era bom, mas precisava ser adequado. Aí fizemos juntos as mudanças e saio daqui mais confiante”, relatou.

 

        Outra unidade do VR Emprego fica na Vila Santa Cecília, no Largo do 9 de Abril (ao lado da Caixa Econômica Federal) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444