Bairro Coqueiros recebe CRAS ampliado e reformado; investimento foi de R$ 80 mil


        A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) realizou nesta quinta-feira (dia 30), às 9 horas, a inauguração do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Maria do Socorro Faria - Naná, no bairro Coqueiros.  A unidade, que fica na Rua J, número 50, foi ampliada e reformada, recebendo investimento de R$ 80 mil, em três meses de obra.

 

        O prefeito Antônio Francisco Neto agradeceu aos familiares da Naná, que foi funcionária da Smac por 14 anos. “Gostaria de agradecer a família por nos deixar usar o nome de uma pessoa que foi tão importante para Volta Redonda. Temos que ressaltar o trabalho realizado pela equipe da Smac, e também a parceria que temos com a associação de moradores do bairro”, afirmou Neto. Estavam presentes as filhas Thábata Mythzi Montrezor Bethania Márcia Montrezor, Saritha Ellen Montrezor, netos, cunhados, sobrinhos e genros da dona Naná.

 

        Para Thábata a homenagem é motivo de muito orgulho para a família. “Estamos muito felizes e orgulhosos por saber que o trabalho que minha mãe fez durantes esses 14 anos nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social – da Smac) foi reconhecido. Isso mostra o quanto ela realmente era querida”, disse.

 

        A unidade recebeu uma nova sala de atendimento técnico, nova recepção, um auditório para 50 lugares, adaptação dos banheiros para pessoas deficientes, pintura geral, substituição de toda a parte elétrica e hidráulica, recuperação da fachada, além da implantação de uma horta comunitária na área externa do CRAS. O CRAS terá ainda um cantinho da Brinquedolândia, com livros e brinquedos educativos. De acordo com Rosane Marques, diretora do Departamento de Proteção Básica da Smac, com a reforma da unidade será possível ampliar o atendimento à comunidade, que hoje é feito com 450 famílias, para até 600 famílias. A unidade vai atender famílias cadastradas dos bairros Coqueiros, Eldorado, Mirante do Vale e Bom Jesus.

 

        De acordo com o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, Volta Redonda possui atualmente 33 Cras.

 

        “Volta Redonda é o segundo município do estado em números de Centros de Referência. Perdemos apenas para a cidade do Rio de Janeiro”, apontou o secretário. Munir informou ainda que a Smac vai inaugurar no segundo semestre deste ano mais três unidades dos Cras. “Os serviços já estão acelerados e vamos inaugurar as novas unidades da Voldac, Ponte Alta e Jardim Cidade do Aço e, além disso, também já está licitado o projeto de construção do Cras do bairro São Cristovão”, afirmou, frisando que a construção dos Cras atende à reivindicação dos moradores, através do Orçamento Participativo. “Volta Redonda é a cidade que tem o maior número de unidades de Cras por habitante do Brasil e fazemos mensalmente mais de 100 mil atendimentos”, completou.

 

HOMENAGEM - O CRAS leva o nome de Maria do Socorro Faria, a Naná, nascida no dia 25 de outubro de 1955, em Volta Redonda, e que faleceu em 04 de abril de 2014. Naná, como era conhecida por todos, inicialmente trabalhou em uma empresa de contabilidade, mas logo se ingressou em um curso e se profissionalizou como cabeleireira. Ela ingressou no quadro de funcionários da Companhia de Habitação de Volta Redonda (COHAB/VR) e assumiu a função de instrutora de arte nos programas da Secretaria Municipal e Ação Comunitária (Smac), onde permaneceu por 14 anos, atuando nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município.


 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444