Badminton traz as irmãs de prata a Volta Redonda

       

 

        As irmãs medalhistas de prata no Pan-Americano de Toronto (Canadá), Luana e Lohaynny Vicente, que disputaram a final contra a dupla dos EUA, estiveram nesta quinta-feira (dia 30), por volta das 10h, no Ginásio Poliesportivo Darcise José de Carvalho, no bairro Santo Agostinho, treinando com parte da equipe municipal de Badminton. O treino foi supervisionado pela técnica Andrea Giovanna Dias, professora de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (SME), que é a coordenadora do projeto municipal de Badminton, que começou a partir da Escola Municipal Maria José Campos Costa, no bairro Volta Grande.
        

        Andrea disse que a visita das irmãs vice-campeãs no Pan Americano de Toronto uma cortesia, e mostra o prestígio que o time da cidade, que acaba de conquistar sete medalhas de bronze na II Etapa do Campeonato Nacional de Badminton, disputado entre os dias 23 e 26 de julho, em Toledo (PR).

 

        “É motivo de orgulho, de prestígio para a cidade e de grande incentivo para os alunos que estão no projeto municipal de Badminton a visita da Luana e Lohaynny”. A secretária municipal de Esportes, Rose Vilela, também foi ao ginásio poliesportivo do Santo Agostinho cumprimentar as medalhistas de prata e destacou o “trabalho sério e dedicado da professora Andrea Dias pelo futuro do esporte no município”.
        

        Segundo Rose Vilela, o importante é aprofundar a parceria da Smel com a Secretária Municipal de Educação – secretaria na qual o projeto do Badminton se desenvolve – e expandir o esporte para quadras da cidade, multiplicando o número de praticantes. O esporte pode ser praticado por crianças, adolescentes, adultos e Terceira Idade, com benefícios comprovados à saúde dos esportistas. Rose também destacou o empenho das visitantes especiais, que vieram de uma comunidade dominada pelo tráfico. “A presença delas é o exemplo que um sonho pode virar realidade, superaram as dificuldades e venceram”, disse a secretária.   

 

VITORIOSAS – O Pan-Americano de Toronto foi realizado de 10 a 26 de julho, e fez das duas irmãs que integraram a seleção brasileira, as primeiras mulheres medalhistas do Brasil no Badminton.  Ambas nasceram na Zona norte do Rio, no Morro da Chacrinha, onde o pai delas, que tinha envolvimento com o tráfico, foi assassinado, mas conseguiram superar as dificuldades, participando de um projeto social na comunidade, onde aprenderam o Badminton. Atualmente, são atletas de um clube de São Paulo - Clube Atlético Paulistano - onde recebem salários e tem uma das melhores estruturas do País para competir, segundo afirmaram.
        

        As atletas afirmaram que já conheciam o trabalho desenvolvido em Volta Redonda, e aproveitaram o final das férias para fazer uma surpresa para os 45 atletas da equipe principal da cidade.

 

        “A gente já conhece o trabalho da professora Andrea e viemos de surpresa treinar com as crianças, incentivá-las na prática desse esporte que pode trazer um grande futuro para todos. Estamos aproveitando o final de férias e vamos voltar para Campinas (SP) hoje (quinta-feira)”, disse Lohaynny.
        

        Tanto Lohaynny, de 19 anos, como Luana Vicente, 21 anos, afirmam que o Badminton é um esporte com muito potencial de desenvolvimento no Brasil, e que as crianças devem começar cedo a sua prática, com um mínimo de 2 horas por dia para desenvolver a habilidade do uso da raquete. “Quanto mais cedo, mais apoio, melhores serão os jogadores e melhores serão os resultados no Badminton. É importante que este apoio ao esporte prossiga e não pare”, afirmou Luana, que começou a praticar o Badminton aos 7 anos.
        

        Elas afirmaram ainda que existe uma boa expectativa de que consigam melhorar mais a posição no ranking internacional com as muitas competições que terão pela frente, garantindo as vagas para as Olimpíadas Rio 2016. “Para Toronto fizemos um treinamento de dois anos e meio e estamos dando continuidade ao trabalho para a Rio 2016. Se não der, vamos tentar para 2020”, salientou Lohaynny.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444