Seminário sobre a Semana Mundial da Amamentação reúne cerca de 60 pessoas no Auditório da PMVR

 

        O Seminário Comemorativo à Semana Mundial da Amamentação (SMAM), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, reuniu cerca de 60 pessoas, na tarde desta terça-feira (dia 4), no Auditório da PMVR, no Aterrado. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPPM), Hospital São João Batista e seu Banco de Leite Humano, o evento teve o objetivo de ampliar a rede de atenção, incentivando a criação de Salas de Apoio à Amamentação, no local de trabalho, além de viabilizar a proximidade entre a comunidade e profissionais de saúde para o maior suporte às mulheres do setor informal.

 

        O fortalecimento e ampliação do número de Unidades Amigas da Amamentação - que atualmente somam 12 na rede municipal - foi um dos assuntos abordados pela secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, durante o evento.

 

        “O trabalho que vem sendo feito pelas unidades vem dando retorno muito positivo e estas ações enfatizam a importância da garantia de mecanismos de apoio às mães melhorando a duração e os índices da amamentação exclusiva”, ressaltou a secretária, lembrando que o Inquérito de Prevalência do Aleitamento Materno, aplicado nas Unidades de Saúde da Rede da Atenção Básica (UBS e UBSF), revelou que o aleitamento materno, em crianças menores de um ano de idade, vem sendo ampliado no município.

 

        A amostragem indica que 72,1% dos entrevistados afirmaram dar continuidade ao aleitamento em crianças nesta faixa etária. Durante o seminário a Coordenadora da Área Técnica da Saúde da Criança e do Adolescente/ SMS-VR, Gina Ferreira dos Santos de Moraes, mostrou outras boas notícias assinaladas nesta pesquisa. Dados do Inquérito de Prevalência revelaram ainda que crianças com quatro meses de vida são responsáveis por indicadores ainda maiores: chegando a 88,5% de aleitamento e nos menores de seis meses a 82,9%.  

 

        As boas notícias não param por ai. A análise por tipo de aleitamento mostra prevalência de 61,3 % de Aleitamento Materno Exclusivo, nas crianças com até seis meses de idade e 73,9 % nas crianças com até quatro meses. A maior prevalência de amamentação em crianças até seis meses de vida foi registrada nas Unidades de Saúde do Distrito Sanitário Sul, que apresentam índices acima da média do município.  

 

        “O aleitamento materno exclusivo deve ocorrer nos primeiros seis meses de vida da criança e complementado com os novos alimentos até os dois anos ou mais”, ressaltou a enfermeira Gina Moraes, lembrando que a Organização Mundial de Saúde preconiza indicadores de amamentação em 100% das crianças menores de seis meses.

 

TEMA - O Seminário exibiu ainda o Vídeo “Vamos Peitar esta Ideia”, que apresenta a Rede Municipal de Apoio ao Aleitamento Materno de Volta Redonda, trabalho premiado pelo Ministério da Saúde na Mostra Nacional da Atenção Básica, em 2014, e publicado este ano na Revista da Atenção Básica. Os debates do Seminário foram reforçados ainda pela secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Glória Amorim, pelo diretor do Hospital São João Batista, engenheiro Sebastião Faria, pela coordenadora do Banco de Leite Humano do HSJB, Tatiane Lúcia Chaves Campos, e representante da Pastoral da Criança e membro do Conselho Municipal de Saúde, Maria do Carmo, que defenderam a necessidade de se proteger os direitos da amamentação das mulheres em seus locais de trabalho.

 

        “Precisamos continuar lutando pelos direitos da mãe trabalhadora que precisa amamentar”, enfatizou a secretária Glória Amorim, citando que no Brasil existem pelo menos 7 milhões de domésticas e que estes direitos também precisam ser garantidos entre estas trabalhadoras. O incentivo a amamentação, em Volta Redonda, acontece através de 12 Unidades Básicas Amigas da Amamentação (IUBAAM), um Hospital Amigo da Criança (HSJB), um Banco de Leite Humano (HSJB). A Pastoral da Criança, com lideranças comunitárias que promovem o aleitamento materno, além da implantação do Método Canguru na UTI Neonatal do HSJB, aliada a garantia às funcionárias públicas municipais da extensão da licença maternidade para 180 dias, são iniciativas que também favorecem a prática da amamentação.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444